segunda-feira, 16 de junho de 2025

DOUTORANDA SUBMETE PESQUISA SOBRE VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NA REDE FEDERAL À EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Adaildes Bispo Dourado


EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO


Título: "IMPLICAÇÕES DA VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: uma análise a partir da realidade do Instituto Federal Goiano"


Doutoranda: Adaildes Bispo Doutorado  



Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)



Linha de Pesquisa: "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais"



Data: 18/06/2025
Hora: 14:00
Local: Instituto Multidisciplinar, UFRRJ
Campus Nova Iguaçu, Sala 205, Módulo Biblioteca

Banca Examinadora:
  • Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
  • Prof. Dr. Rodrigo Coutinho Andrade – UFRRJ
  • Prof. Dr. Bruno de Oliveira Figueiredo – UNIR
  • Prof. Dr. Thiago de Jesus Esteves – CEFET-RJ

Resumo: A institucionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, em decorrência, a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, trouxeram consigo a verticalização de ensino como uma de suas finalidades. A verticalização do ensino pressupõe o exercício da docência por um profissional em diferentes níveis de ensino de uma única instituição, com propósito de garantir maior o aproveitamento do corpo docente. Diante dessa realidade, a pesquisa se propõe a avaliar as implicações da política de verticalização do ensino sobre o trabalho docente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e tecnológica, tomando como referência empírica a experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). A análise parte da hipótese de que essa “nova” função do magistério da Educação Básica, Técnica e Tecnológica implantada exige do docente o enfrentamento de múltiplos desafios pedagógicos, além de exigir-lhe atuação polivalente, e isso intensifica a precariedade de seu trabalho. Trata-se de uma pesquisa básica, com finalidade explicativa, cuja referência teórica e metodológica é o materialismo histórico-dialético. Para coleta de dados, vale-se de entrevistas semiestruturadas, questionários, análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias e observação participante. Pretendemos com esse estudo encontrar respostas relacionadas às implicações da verticalização do ensino sobre o trabalho docente, considerando as complexidades do fazer pedagógico, bem como as condições objetivas e subjetivas de atuação docente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Até que ponto a verticalização do ensino se institui como fator determinante da intensificação da precariedade do trabalho docente?