Monografias de Graduação

Monografias Concluídas





Autora: Keila Alves Pinto Lyra (Curso de Pedagogia/IM/UFRRJ)

Título: "Evolução da oferta de cursos superiores de tecnologia no Brasil”

Orientador: Prof. Dr. José dos Santos Souza

Resumo: Os Cursos Superiores de Tecnologia (CST) foram criados com o objetivo de formar tecnólogos de acordo com a lógica empresarial, oferecendo formação enxuta e flexível à classe trabalhadora. Nesta monografia tratamos da evolução dos CST no Brasil, tomando como referência a divisão do trabalho educacional na Educação Superior do país. Nosso objetivo é compreender o sentido das tendências da evolução dos CST no Brasil nas últimas duas décadas. Com base em microdados do Censo da Educação Superior em documentos governamentais buscamos explicitar um panorama da oferta de CST no período de 1994 a 2018. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo documental, que se utiliza de dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) como fonte de dados. A análise nos levou a constatação de que os CST coadunam com a lógica mercantil na educação superior. Sua expansão se deu principalmente pela iniciativa privada, beneficiada pela diversificação institucional promovida a partir dos anos 2000, com ampliação do número de Faculdades e Centros Universitários. De acordo com uma agenda neoliberal, percebeu-se ampla expansão desses cursos após a retomada das políticas de incentivo à Educação Profissional e Tecnológica a partir do final dos anos de 1990, principalmente nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Lula da Silva. A partir dos decretos e leis referendados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a oferta de CST pela iniciativa privada tornou-se bastante viável e propícia. Na realidade, este fenômeno ratifica a velha dualidade do ensino básico no nível da educação superior, quando limita o acesso ao conhecimento científico e tecnológico ao estabelecer padrões distintos de formação superior de acordo com a origem de classe. Neste sentido, os CST corroboram a perspectiva de manutenção das condições de conservação e continuidade da acumulação burguesa no campo educacional. O principal efeito disto é a transferência da responsabilidade de investimento em qualificação profissional para os indivíduos tendo como referência as ideologias da empregabilidade, do empreendedorismo e da sustentabilidade.
Data da defesa: 10/11/2020









Graduada: Bruna de Fátima Santos de Lima (Curso de Pedagogia/IM/UFRRJ)

Título:
"O papel das bibliotecas comunitárias na democratização do acesso à literatura na Baixada Fluminense (RJ)”

Orientador:
Prof. Dr. José dos Santos Souza (UFRRJ)

Resumo:
o estado do Rio de Janeiro tem o menor número de habitantes por biblioteca pública no Brasil: um para cada 111.000 habitantes. Quando confrontamos este dado com a quantidade de bibliotecas por habitante na Baixada Fluminense (RJ), o resultado é ainda mais assustador: 01 biblioteca para cada 229.912 habitantes. É neste cenário que surgem as bibliotecas comunitárias como expressão da luta pela democratização do acesso à literatura. Nosso objeto de análise é a atuação das redes de bibliotecas comunitárias que se movimentam para o fomento da leitura literária em um contexto territorial de grande vulnerabilidade social: a Baixada Fluminense. Nosso objetivo é compreender o papel político e social que as bibliotecas comunitárias da Baixada Fluminense desempenham na luta pela democratização do acesso a leitura literária. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas do tipo documental, uma vez que se utiliza de fontes bibliográficas primárias e secundárias para coleta de dados. O materialismo histórico e dialético é a referência teórica e metodológica da análise. Partindo do pressuposto de que a literatura é um direito humano, a análise se desenvolveu para além do trabalho realizado nas comunidades em que se inserem as bibliotecas investigadas. Assim, foram estabelecidos como sujeitos da pesquisa os agentes das políticas públicas para a democratização do acesso ao livro, literatura e leitura, verdadeiros protagonistas dos diálogos e dos processos de formulação e monitoramento dessas políticas que culminaram na articulação da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), em 2015, que engloba um conjunto de redes locais de bibliotecas comunitárias espalhadas pelo país, como é o caso das redes Baixada Literária e Tecendo uma Rede de Leitura. Verificamos que as bibliotecas comunitárias localizadas na Baixada Fluminense refletem as demandas sociais, políticas e econômicas das comunidades locais em que se inserem. Portanto, sua precariedade reflete a precariedade da realidade em que vive o público que a frequenta e sua manutenção é expressão da luta por educação pública e gratuita para todas e todos. Percebemos que a luta pelo acesso à leitura encabeçada pelo movimento das bibliotecas comunitárias é uma luta indispensável para o ser social, apesar de, na lista de prioridades, frequentemente estar esquecida em meio a questões elementares da vida: a luta pela sobrevivência.
Data da defesa: 07/12/2020











Graduada: Viviana da Silva Gmach Souza (Curso de Pedagogia/IM/UFRRJ)

Título: "A cultura da avaliação externa na perspectiva docente: um estudo do caso da Escola Municipal Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias (RJ)".

Orientador: Prof. Dr. José dos Santos Souza (UFRRJ)

Resumo: A monografia apresenta um estudo sobre as Avaliações Externas, tomando como ponto inicial os índices da Educação Básica considerados pela Prova Brasil, também conhecida como Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) no município de Duque de Caxias, na região da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Definimos como objeto de análise a Prova Brasil na ação pedagógica dos profissionais de educação, que se constitui em uma avaliação educacional obrigatória em larga escala aplicada no 5º e 9º ano da primeira etapa da Educação Básica. Tomamos a Escola Municipal Cidade dos Meninos, a investigação delimita-se à visão dos docentes desta escola acerca da Avaliação em Larga Escala, suas concepções de relação deste tipo de avaliação e a realização de seu trabalho pedagógico, bem como suas indicações de como esta avaliação pode interferir no seu trabalho. O objetivo da monografia é identificar o impacto que este exame provoca na organização do trabalho dos docentes da Escola Municipal Cidade dos Meninos. Para isto, analisa-se os possíveis desdobramentos que afetam o planejamento escolar, busca-se identificar quais as estratégias utilizadas pelos docentes em sala de aula e compreender de que modo estes docentes acabam reforçando esse modelo de avaliação. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com a abordagem qualitativa, de análise descritiva, que em virtude dos instrumentos de coleta de dados utilizados, pode ser classificada como uma pesquisa de tipo levantamento. Os resultados obtidos indicam que as docentes têm o seu campo de atuação modificado pelas avaliações externas, pois elas trabalham com sobrecarga de tarefas a serem desempenhadas, delineando, assim, uma nova lógica no seu ofício; indicam que seu desempenho está condicionado à possibilidade de premiação ou punição em vistas dos resultados obtidos, evidenciando o poder de coerção combinado com persuasão que os testes de rendimento impõem aos profissionais de educação. Assim, percebe-se que as políticas de avaliação educacional exigem dos docentes melhor desempenho de seus alunos em detrimento de qualquer medida para proporcionar-lhes melhores condição de trabalho. A ideia é induzir os docentes a fazer mais com menos.
Defesa em: 09/12/2020