sexta-feira, 15 de maio de 2020

PAULA DE MACEDO SUBMETE À EXAME DE QUALIFICAÇÃO SUA PESQUISA SOBRE EMPREEDEDORISMO COMO CONTEÚDO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA



Paula de Macedo Santos


EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO


Título: “Empreendedorismo como conteúdo curricular na educação profissional e tecnológica”

Doutoranda: Paula de Macedo Santos     http://lattes.cnpq.br/6143408151837586

Instituição: UFRRJ – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)

Data: dia 30/06/2020
Hora: às 14 horas
Por Videoconferência: https://conferenciaweb.rnp.br/events/exame-de-qualificacao-de-tese-de-doutorado-de-paula-de-macedo-santos.

Banca Examinadora:
Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) - UFRRJ
Profª. Drª. Aparecida Neri de Souza - UNICAMP

Profª. Drª. Marise Nogueira Ramos - UERJ

Resumo: Atualmente, as diversas mídias tem dado destaque às histórias de empreendedores de sucesso, que reinventaram as suas vidas diante do desemprego. Além disso, observamos o estímulo à atividade empreendedora por meio da inserção do tema “empreendedorismo” no currículo de diversos níveis e modalidades da educação, como a Educação Profissional Técnica e Tecnológica (EPTT). A Reforma da Educação Profissional iniciada nos anos de 1990 reorganizou e expandiu a oferta de Educação Profissional. Esta reforma, provocou mudanças nos currículos e criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que oferece cursos voltados para as demandas do mundo do trabalho, portanto, cursos afinados com o discurso da empregabilidade e do incentivo à atividade empreendedora. Essas mudanças devem-se às propostas de organismos internacionais, que ressaltam a importância do estímulo à atividade empreendedora na educação. Diante desta realidade, elegemos como objeto de estudo a inserção do tema “empreendedorismo” na EPTT, tomando como referência empírica a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro. Nossa análise tem como objetivo explicitar as implicações políticas e ideológicas da inserção do tema “empreendedorismo” na EPTT. Para isso, propomos uma pesquisa básica, qualitativa, explicativa e ancorada pela análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias, tendo como referência o método dialético, que busca a compreensão de um fenômeno em sua concretude. Partimos da hipótese, que o incentivo à atividade empreendedora atua como uma medida de conformação daqueles que estão excluídos do mercado de trabalho, pois já assimilaram que a sobrevivência no mundo do trabalho é uma questão de mérito individual. Como não é possível garantir a todos os egressos da EPTT a conquista de uma ocupação no mercado de trabalho formal, a atividade empreendedora é apresentada como possível alternativa para criar novas ocupações que proporcione renda e supere o desemprego. Acreditamos que é uma maneira de transferir aos trabalhadores a responsabilidade pela criação da sua ocupação. Atualmente, temos a pedagogia das competências como reguladora do mercado de trabalho, assim como a necessidade de torna-se um trabalhador flexível o suficiente para acionar as habilidades empreendedoras individuais e torna-se empreendedor da sua força de trabalho no período de escassez de oportunidades. Identificamos a necessidade de refletir sobre a atuação do Estado como promotor da “ideologia do empreendedorismo” na EPTT, além de compreender o contexto sócio histórico em que ocorreu a reforma da educação profissional e a inserção do tema “empreendedorismo” na educação. Toda essa relação se dá sob a aparência de uma educação que busca a emancipação dos trabalhadores, mas a sua essência está em promover o projeto social do capital por intermédio da escola.