terça-feira, 31 de março de 2020

RTPS ACABA DE SER ADMITIDA EM MAIS QUATRO INDEXADORES INTERNACIONAIS

Como resultado dos esforços do Comitê Editorial da RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade para ampliar a divulgação de suas publicações no contexto nacional e internacional, tivemos aceitação em mais quatro indexadores internacionais.




     Desde o final de 2019 o Comitê Editorial da RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade vem trabalhando para ampliar a visibilidade da Revista nacional e internacionalmente. Nesta linha de ação, foram feitas diversas solicitações de inserção da Revista em indexadores do país e do exterior. Estas ações já estão dando resultados concretos. Somente neste mês de março, a RTPS foi indexada em mais quatro novos indexadores internacionais, são eles: o Miar – Information Matrix for the Analysis of Journals; o REDIB - Red Iberoamerina de Innovación y Conocimiento Científico; o LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades; e o ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences.
     A indexação de periódicos científicos é um mecanismo pelo qual o conteúdo de determinado periódico é disponibilizado em uma base de dados de livre acesso para que leitores, pesquisadores, estudantes e demais interessados possam ter acesso de forma rápida. Os indexadores consistem, portanto, em uma base de dados ou diretórios em que consta os títulos dos periódicos nacionais ou estrangeiros. A função de um indexador é armazenar, disseminar e divulgar a produção científica, de modo a promover maior visibilidade dos periódicos como comunicação científica. Alguns indexadores fornecem informações acerca dos artigos, possibilitando sua busca por autor, título do artigo, título da publicação, ano, volume e/ou número do fascículo, número de páginas, entre outros. Cada indexador possui critérios próprios para entrada de periódicos científicos.
     Garantir a indexação da RTPS em um número amplo de indexadores nacionais e internacionais garante aos autores possibilidades de amplicação de acesso livre a sua produção científica.
Articulada a esta inciativa, temos cuidado também para que todos os autores sejam cadastrados no ORCID iD, na Plataforma Lattes e no Google Acadêmico como meio de garantir facilidades de acesso a sua produção científica por um número cada vez maior de usuários de serviços de busca on-line. Também temos incentivado nossos autores a divulgarem seus artigos publicados na RTPS junto a seus colegas, estudantes e amigos, seja pela simples informação da publicação em comunicação direta e/ou em suas redes sociais, sempre disponibilizando o DOI de suas produções.

     Como tarefa fundamental do trabalho de editoração científica, estamos trabalhando para divulgar cada vez mais amplamente nossa produção científica. Esperamos desta forma garantir a nossos autores visibilidade cada vez maior de suas publicações na RTPS.