quarta-feira, 9 de maio de 2018

MESTRANDO DO GTPS SUBMETE À EXAME DE QUALIFICAÇÃO SUA PESQUISA SOBRE IMPACTO DO GERENCIALISMO NA GESTÃO CURRICULAR DA REDE ESTADUAL DO RIO

Igor Andrade
EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO


Título: REFORMA GERENCIAL E SEUS IMPACTOS NO CURRÍCULO MÍNIMO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise da gestão curricular na Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro.

Pós-Graduando: Igor Andrade (Currículo Lattes)

Instituição: UFRRJ - Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)

Data: dia 10/05/2018
Hora: às 14 horas
Local: UFRRJ/Instituto Multidisciplinar, Módulo Biblioteca, sala 203

Banca Examinadora:
Prof. Dr. José dos Santos Souza - Orientador (UFRRJ)
Prof. Dr. Hugo Leonardo Fonseca da Silva (UFG)
Profª. Drª. Marcela Pronko (EPSJV/FIOCRUZ)


Resumo: Diante da crise orgânica do capital, ao final dos anos 1960, em decorrência do esgotamento do modelo de desenvolvimento rígido, a burguesia recompõe suas bases de acumulação de acordo com os princípios do toyotismo e da flexibilização do trabalho e da produção. O capital reorganiza sua dinâmica de acordo com o modo de regulação flexível, inaugurando novas modalidades de trabalho, por meio da flexibilização das leis e garantias que pautavam o trabalho formal e regulamentado, bem como reformulando a qualificação dos trabalhadores no sentido de atender as novas demandas de produtividade e competitividade da empresa capitalista. No bojo dessas transformações, é processada verdadeira reforma da Educação Básica, com vistas à formação de trabalhadores de novo tipo. Nossa pesquisa objetiva investigar como as estratégias de qualificação e coesão social do modo de acumulação flexível materializam na gestão do currículo da Educação Básica. Para isto, tomamos como referencial empírico as novas diretrizes curriculares adotadas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro a partir de 2011, no decurso de uma série de reformas curriculares realizadas por diferentes governos estaduais e governo federal. O objetivo é averiguar em que medida a proposta curricular deflagrada pelo Decreto Estadual nº 42.793/2011 materializa os esforços burgueses para ajustar o sistema educacional às demandas de produtividade e competitividade do capital. Nossa hipótese é de que as condicionantes políticas, econômicas e sociais das novas diretrizes curriculares têm por finalidade a conformação das camadas subalternas da sociedade para a ordem social capitalista e a conformação ativa do trabalho docente. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo que combina técnicas de coleta de dados de pesquisas de tipo análise documental e de tipo levantamento. Nesse sentido, nos utilizaremos de análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias (documentos governamentais, projetos pedagógicos institucionais, dispositivos legais etc.) e de depoimentos de sujeitos envolvidos na gestão curricular da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Com esses instrumentos, pretendemos fazer um levantamento dos elementos determinantes sociais, políticos, econômicos e pedagógicos da estruturação da nova matriz curricular desta rede de ensino. Os resultados esperados apontam para a subalternidade das políticas educacionais brasileiras aos ditames das organizações multilaterais, no sentido de reformular as bases administrativas e pedagógicas da educação de acordo com os princípios do neoliberalismo mediatizado pela Terceira Via. Essas políticas, a pretexto de ampliar o acesso à Educação e melhorar a qualidade do ensino, em uma sociedade globalizada, têm se materializado por meio de efeitos calamitosos para a classe trabalhadora.