quarta-feira, 9 de maio de 2018

GTPS PROMOVERÁ CURSO DE EXTENSÃO EM PARCERIA COM O SEPE-RJ/Nova Iguaçu

Ofensiva do capital na Educação Básica será tema do Curso para profissionais da educação de Nova Iguaçu



       Integrantes do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) vão oferecer, no dia 25/05/2018, um curso de extensão para 40 profissionais da educação de Nova Iguaçu, em parceria com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ/Núcleo Nova Iguaçu). O curso abordará a ofensiva do capital na Educação Básica materializada na Lei da Reforma do Ensino Médio e no Documento do MEC que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
       Tendo como público-alvo os profissionais da educação das redes públicas estadual e municipal, o objetivo do curso é instrumentalizar esses profissionais para interpretarem as ações governamentais no campo da Educação Básica nos últimos anos. Com duração de oito horas de atividades, a proposta pedagógica conta com dinâmicas de grupo, exposições orais, debates e estudo dirigido de textos. O conteúdo do curso será desenvolvido por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) que no momento desenvolvem pesquisas sobre a reforma gerencial e seus impactos na gestão educacional, todos orientados pelo Prof. José dos Santos Souza.
       O Curso ocorrerá no Instituto Multidisciplinar, no Campus Nova Iguaçu da UFRRJ, e terá início às 08:00, com intervalo de almoço das 12:00 às 13:30 e término às 17:30. Serão oferecidas inicialmente 40 vagas. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no Núcleo Nova Iguaçu do SEPE-RJ. 
       Com esta iniciativa, o GTPS pretende cumprir seu compromisso social de fazer retornar para a sociedade os conhecimentos acumulados em pesquisa educacional no âmbito da universidade, promovendo benefícios aos profissionais que atuam na educação básica no entorno do Campus de Nova Iguaçu. Para isto, a parceria com o SEPE-RJ/Nova Iguaçu foi fundamental, uma vez que este sindicato tem histórico de luta em defesa da escola pública, gratuita e de qualidade, o que só fortalece o trabalho desenvolvido pelo GTPS. Além disto, este curso é uma oportunidade impar para mestrandos e doutorandos experimentarem a organicidade de seu trabalho científico, na medida em que socializam os conhecimentos acumulados com profissionais, cujo trabalho são objeto de suas análises. Trata-se, portanto, de um momento de troca em que todos se desenvolvem: cursistas e docentes.