segunda-feira, 1 de outubro de 2018

REVISTA TRABALHO, POLÍTICA E SOCIEDADE PUBLICA DOSSIÊ EM MEMORIA DE ISTVÁN MÉSZÁROS

Clique aqui para acessar

 Em 1º de outubro de 2018, completa um ano da morte do filósofo húngaro István Mészáros. Em sua homenagem, a RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade dedica seu número mais recente, o qual traz um dossiê organizado pelo Prof. Dr. Caio Antunes, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esse Dossiê é uma singela homenagem a este grandioso intelectual orgânico da classe trabalhadora, em reconhecimento à relevância e originalidade de seu legado ao pensamento social, político e econômico.

István Mészáros é autor de uma vasta e profunda obra que marcou não só o pensamento marxista, mas desafia de modo contundente todo o pensamento social acerca do sistema social de produção e reprodução da vida material sob a égide do capital.     Além do dossiê, este número conta ainda com um ensaio e dois artigos científicos. O Ensaio, de Hugo Leonardo Fonseca da Silva, um dos mais jovens e promissores cientistas sociais da Universidade Federal de Goiás, a questão da precarização do trabalho e do trabalho precário é problematizada à luz da teoria marxista, onde o autor aponta que as teses sobre o trabalho precário mantém-se, predominantemente, em uma aparência crítica das atuais relações de trabalho e da organização da produção, de modo que acabam por sustentar a hipótese de construção de um novo contrato social capaz de reatar os laços de solidariedade e coesão social nos marcos do capital, tendo como horizonte a perspectiva reformista.     Na seção de artigos avulsos, um deles é o de Amanda S. Lima e Celia R. Otranto, o qual trata da implantação e desenvolvimento do Curso Técnico Integrado em Dança da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), primeira experiência de curso técnico integrado em dança no país. O outro artigo, de Cristiano R. Almeida e Sidelmar A. S. Kunz, trata da experiência de socioeducadores de um Centro de execução de Medida de Internação localizado na cidade de São Paulo, o qual apresenta a constatação de que o tempo da Medida Socioeducativa de Internação é considerado uma importante variável e utilizado como método de intervenção por supostamente provocar mudanças no adolescente a despeito das demais intervenções técnicas e pedagógicas.
RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade é um periódico on-line semestral que visa fomentar e disseminar produções científicas e debates que perpassam a relação ontológica existente entre o trabalho, a política e a sociabilidade contemporânea. Trata-se de uma inciativa editorial do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS), vinculado à Linha de Pesquisa Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
A ênfase da RTPS são estudos e pesquisas das áreas de Sociologia, Ciência Política, Educação, Serviço Social, História, Geografia, bem como de outras áreas das ciências humanas e sociais aplicadas que produzem conhecimentos que perpassam a relação ontológica existente entre o trabalho, a política e a sociabilidade contemporânea. Nessa perspectiva, a RTPS foi instituída com o propósito de fomentar e disseminar abordagens científicas que estabeleçam relações entre: a) trabalho e relações de poder; b) trabalho e sociabilidade contemporânea; c) trabalho e educação; d) trabalho e subjetividade; e) trabalho e questões de gênero; f) trabalho e questões étnico-raciais; g) trabalho e desenvolvimento humano e social; h) trabalho e cultura; i) trabalho e meio ambiente; j) trabalho e gestão da produção, dentre outras possibilidades epistemológicas originadas do trabalho como referência analítica. Desse modo, a RTPS constitui uma proposta editorial de disseminação de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções que se insiram em um campo de referência analítica capaz de perpassar a relação ontológica existente entre o trabalho, a política e a sociedade, tanto no aspecto material como imaterial; tanto no aspecto objetivo como subjetivo; tanto no aspecto estrutural como superestrutural.
A RTPS mantém fluxo contínuo para submissão on-line de originais, de acordo com as normas especificadas nas Diretrizes para Autores disponíveis neste sitio da revista. Clique aqui para acessar as Diretrizes para os autores.
Enfim, são estas as contribuições que o quinto número da RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade traz para a reflexão e o debate. Boa leitura a todas e todos. 


István Mészáros, presente!

     Clique aqui para navegar pelo sumário do último número da RTPS e acessar os artigos de seu interesse.