quarta-feira, 9 de agosto de 2017

PROFESSOR DO GTPS OFERECE DISCIPLINA SOBRE O PENSAMENTO POLÍTICO E EDUCACIONAL DE ANTONIO GRAMSCI

Antonio Gramsci

    Neste segundo semestre letivo de 2017, o Programa de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) oferecerá, às segundas-feiras, das 14 às 17 horas, a disciplina "Tópico Especial: Pensamento Político e Educacional de Antonio Gramsci”, ministrada pelo Prof. Dr. José dos Santos Souza, da Linha de Pesquisa "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais". Com carga horária de 45 horas, contando com três créditos teóricos, as aulas ocorrerão no Instituto Multidisciplinar, no campus de Nova Iguaçu, em contará com 20 vagas, podendo até cinco delas serem ocupadas por estudantes em condições especiais (portadores de diploma de graduação não pertencentes ao quadro discente do PPGEduc).  

    Esta disciplina tem sido ofertada há alguns anos pelo PPGEduc para atender à demanda de mestrandos e doutorandos que buscam no materialismo histórico e dialético as referências teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de suas pesquisas. Frente ao desconhecimento do pensamento político e educacional do grande teórico marxista, corroborado pelo uso panfletário de sua teoria e pelas práticas oportunistas amparadas em uma leitura deturpada da obra de Gramsci, os estudos sobre o pensamento político e educacional de Gramsci se tornou necessário e oportuno. Como aponta o professor da disciplina, Prof. José dos Santos Souza, hoje, mais do que nunca, resgatar a teoria do Estado ampliado de Gramsci, compreender os mecanismos de manutenção da hegemonia, perceber os movimentos da sociedade civil e da sociedade política, sistematizar os mecanismos de mediação do conflito de classes são fundamentais para uma análise da política educacional no Brasil de hoje. Segundo ele, não se pode empreender uma análise das desigualdades sociais e das políticas educacionais de forma desconexa do conjunto de relações sociais, políticas, econômicas e culturais que perpassam o fenômeno social. É preciso uma visão da totalidade para se compreender a concreticidade do objeto de estudo no campo da educação. Este é o sentido da oferta de tal disciplina.

    O trabalho pedagógico a ser desenvolvido será todo pautado no estudo aprofundado da obra de Gramsci, em especial os Cadernos do Cárcere e os Escritos Políticos. Eventualmente, poderá ser trabalhada alguma outra obra sobre a teoria gramsciana, mas somente de forma complementar. Para o desenvolvimento da atividade pedagógica, parte-se do pressuposto de que os(as) estudantes de pós-graduação são sujeitos construtores de seu próprio conhecimento e que cabe ao docente proporcionar-lhes o ambiente adequado e as experiências apropriadas para tal construção, com competência técnica, compromisso político e responsabilidade profissional. Assim sendo, não se trata de uma atividade espontânea, mas fruto de planejamento, pautada em fundamentação teórica e metodológica, condição indispensável para garantir ao aluno o acesso ao conhecimento de forma democrática. A dinâmica prevista para o curso contará com aulas expositivas, debates, atividades de estudo dirigido, atividades de sistematização de textos e produção de textos dissertativos, resumos e resenhas. Para o desenvolvimento dessas atividades, é imprescindível a leitura prévia por parte dos estudantes da bibliografia básica indicada para cada aula.



EMENTA DA DISCIPLINA





    A oferta dessa disciplina é fruto das investigações do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS), em função do desenvolvimento do projeto de pesquisa "Novos modelos de gestão de sistemas públicos de ensino e precariedade do trabalho docente: um estudo sobre o impacto do modelo gerencial na dinâmica do trabalho escolar". O GTPS retomou os estudos acerca do Estado, da política e da educação com o propósito de aprofundar sua compreensão acerca das ações do Estado frente à crise orgânica do capital. Situando as mudanças vivenciadas nas políticas públicas para a educação a partir dos anos 1990 no contexto da recomposição burguesa para recompor suas bases de acumulação corroídas pela crise estrutural, as análises que o GTPS faz acerca da gestão dos sistemas públicos de ensino, em particular, e na política educacional, em geral, se desenvolvem tomando como referência teórica a obra do militante e pensador sardo. Esta disciplina, portanto, trata-se da socialização desse referencial teórico para aqueles que buscam em Gramsci o aporte teórico e metodológico para suas pesquisas.

    É oportuno também mencionar que, para dinamizar as discussões, o Grupo Materialismo Histórico e Dialético do Facebook servirá como espaço de discussão, socialização de textos digitalizados usados como base na disciplina. Esse espaço em rede social permitirá aos estudantes matriculados na disciplina interagir com os demais 215 membros, conforme o desenvolvimento das discussões na disciplina venha a suscitar polêmicas e debates acerca do pensamento de Antonio Gramsci, do materialismo histórico e dialético ou mesmo acerca do estágio atual de desenvolvimento do capital. Se você está nesta rede social, clique aqui para acessar o grupo.