sábado, 25 de junho de 2016

ESTUDANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA CONCLUI MONOGRAFIA SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS.


Lo-Ruama Medeiros Ferreira



DEFESA DE MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO


Título: "Estágio Supervisionado na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: uma análise das concepções dos alunos de cursos técnicos de nível médio."

Autora: Lo-Ruama Medeiros Ferreira

Instituição: Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ

Data: 29/06/2016
Hora: às 10h
Local: UFRRJ - Instituto Multidisciplinar
          Sala 209 - Módulo Multimídia
          Campus Nova Iguaçu
          Av. Governador Roberto Silveira, S/Nº
          Moquetá - Nova Iguaçu - RJ

Banca Examinadora:
- Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador)  UFRRJ
- Profª. Drª. Jussara Marques de Macedo – UFRJ
- Prof. Ms. Bruno de Oliveira Figueiredo – FAETEC/RJ

Resumo:
Essa monografia é fruto de minha participação no Grupo de pesquisa sobre trabalho, Política e sociedade (GTPS) como Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Onde juntamente com meu orientador José Dos Santos Souza, desenvolvemos esse estudo vinculado ao projeto principal Mediações entre a escola e o mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio. O objeto de pesquisa que analisamos dentro do projeto principal, foram às opiniões de alunos pertentes aos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica acerca do estágio supervisionado em sua formação. Essa pesquisa teve início a partir de conhecimentos empíricos, dos quais se reconhece uma contradição entre o que está previsto na Lei que regulamenta o estágio supervisionado de técnicos e nível médio e o que realmente acontece na realização do estágio supervisionado. Em meio a essa contradição, foram identificados discursos sobre a prática do estágio supervisionado presentes nos discursos dos alunos pertencentes aos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para compreender e sistematizar o modo como esses alunos veem o estágio supervisionado, foram estabelecidas três categorias que sintetizam as visões que são mais presentes entre os alunos, que são: O estágio como validação da teoria, o estágio como complementação da teoria, e o estágio como síntese entre teoria e prática. Com base nessas categorias, Foram analisados questionários fechados aplicados aos alunos pertencentes ao IE/Norte e IE/Sudeste. Essa pesquisa é básica, possui caráter descritivo e análise qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: levantamento bibliográfico nos sites Fundação Carlos Chagas (EDUC@), Scientific Electronic library Online (SCIELO) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Análise de Questionário fechado realizados com estudantes pertencentes ao IE/Norte e IE/Sudeste e Leituras de livros, legislação da área do estágio. Por meio da análise dos questionários, constatamos que a maior parte dos alunos compreendem o estágio como síntese entre teoria e prática, ou seja, como um momento de reflexão articulação do conhecimento em teórico e prático adquirido ao longo de sua vida acadêmica. Baseando-se nos resultados do levantamento bibliográfico, se há uma baixa produção de pesquisas sendo desenvolvidas sobre o Estágio supervisionado na formação do técnico de nível médio no Brasil. Por mio da leitura utilizada, vemos como a atividade de estágio supervisionado reflete a dualidade na educação, por ser usada como instrumento de exploração perpetuando a precarização e flexibilização da mão de obra, em nosso sistema capitalista.