sábado, 25 de junho de 2016

ESTUDANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA CONCLUI MONOGRAFIA SOBRE VISÃO DE ALUNOS ACERCA DO ESTÁGIO

Vanessa Soares Teixeira da Silva


DEFESA DE MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO


Título: "Estágio Supervisionado na Formação de Técnicos de Nível Médio: uma análise da visão de alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica"

Autora: Vanessa Soares Teixeira da Silva (Bolsista de IC/FAPERJ)

Instituição: Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ

Data: 29/06/2016
Hora: às 16h
Local: UFRRJ - Instituto Multidisciplinar
          Sala 209 - Módulo Multimídia
          Campus Nova Iguaçu
          Av. Governador Roberto Silveira, S/Nº
          Moquetá - Nova Iguaçu - RJ

Banca Examinadora:
- Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
- Prof. Dr. Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa – UFRRJ
- Prof. Ms. Gabriel Guimarães Melgaço da Silva – SEEduc/RJ

Resumo:
Em meio às mudanças recentes no trabalho e na produção, devido à crise estrutural do sistema capitalista, o estágio curricular tem se identificado cada vez mais com as formas de trabalho precário. As empresas se aproveitam da demanda por oportunidades de estágio para contratar força de trabalho jovem, a baixo custo em caráter temporário, sem encargos trabalhistas. Nessas condições, tais experiências não oferecem ao estagiário nenhuma oportunidade formativa além da experiência de trabalho em si, muitas vezes desvinculada da área do curso de formação do estudante, descaracterizando-se como experiência de estágio. Contudo, as instituições de ensino acreditam que o estágio é uma oportunidade de formação profissional imprescindível, e muitas vezes, atribuem-lhe caráter curricular obrigatório, considerando-o como forma de ingresso e permanência no mercado de trabalho. Diante dessa problemática, buscamos sistematizar diferentes concepções apresentadas por alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica acerca do papel do estágio supervisionado em sua formação. Trata-se de uma pesquisa é básica, de análise qualitativa, de caráter descritivo, que se insere na categoria de um levantamento, cujos instrumentos para coleta de dados são questionários, entrevistas e grupos focais. O universo da pesquisa se circunscreve a alunos matriculados no terceiro ano de cursos técnicos de nível médio de cinco instituições de ensino pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, selecionadas aleatoriamente, uma de cada região do país. A amostra corresponde a 30% dos alunos matriculados em cada unidade escolar. Com base nos dados coletados, foi verificado que a atividade de estágio é supervalorizada em detrimento da teoria, existe uma cizão entre teoria e prática, o estágio é entendido como catalisador, no sentido de que valida a teoria, escassez de vagas de estágio, há certa burocratização do desenvolvimento das atividades de estágio, o que implica tratar a orientação e a supervisão de estágio como simples preenchimento de formulários, abrindo espaço para práticas deturpadoras do sentido do estágio, permitindo que as empresas usem o estagiário como força de trabalho em substituição a um de seus funcionários. Apesar desses problemas, a literatura da área de educação, não tem dado devida atenção a este problema, o que se expressa na inexistência de produção científica relevante tratando a questão. Concluímos que, neste contexto, os estudantes constroem visões bastante distorcidas acerca do estágio, deixando de considera-lo um momento formativo para entendê-lo como momento de aquisição de experiência, como se fosse o primeiro emprego, mesmo que em condições absolutamente inadequadas equivalentes ao trabalho precário, mas necessário para ingresso e permanência no mercado de trabalho, se submetem a tal situação através da conformação, portanto o estágio se configura como um mecanismo de mediação do conflito de classe. Tal situação coloca em dúvida a validade da existência do estágio supervisionado nos cursos técnicos.