O GTPS foi fundado em 13 de junho de 2006, apenas sessenta dias após o Instituto Multidisciplinar dar início a suas atividades. Inicialmente, o grupo contava com professores do Curso de Pedagogia, Administração, História e Economia. Durante seus 10 anos de existência, o grupo veio num processo de crescimento constante, tanto no aspecto quantitativo, quanto qualitativo. Hoje, são mais de 30 membros, entre docentes da UFRRJ e de outras IES, estudantes de graduação, de mestrado e de doutorado, além de outros profissionais que se agregam ao grupo como forma de manter-se em atividade investigativa.
Durante esses anos, junto com outros grupos de pesquisa, o GTPS contribuiu significativamente para a formação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), ao qual está vinculado. Sua marca impressa nessa primeira década de existência é a preocupação em fazer ciência social em clima de companheirismo e fraternidade, imune às tendências produtivistas e competitivas dos tempos atuais da academia. Sem apoio institucional, sem espaço físico, sem equipamentos, os membros do GTPS têm conseguido contornar a precariedade a que a gestão acadêmica do IM lhes impõe e, ao longo desses anos, têm formado inúmeros alunos de graduação e pós-graduação, além de se instituir uma referência em pesquisa, não só na região em que se insere, mas em outros espaços do país. Nesse aspecto, as parcerias com outros grupos de pesquisa, com o GT 09 da ANPEd, e sua participação em fóruns internacionais de divulgação científica, tem feito do GTPS um organismo importante para a UFRRJ, contribuindo significativamente para a imagem externa da Universidade.
Além de alunos de graduação e de pós-graduação, o evento contou com a presença de ex-alunos e de pessoas da comunidade externa. Um destaque especial foi a apresentação de posteres de todas os projetos de pesquisa em andamento no grupo, permitindo ao público maior visibilidade de sua produção acadêmica e percepção da preocupação do grupo em pensar cientificamente os problemas do cotidiano da classe trabalhadora, em especial na tentativa de explicar as principais causas da precariedade social do trabalho e da educação no Brasil.