segunda-feira, 13 de junho de 2016

ALUNA DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IM CONCLUI MONOGRAFIA SOBRE O PROGRAMA ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO NA SEGURANÇA (PROEIS)

Paula Cristina Pereira Guimarães

DEFESA DE MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO



Título: "A inserção da Polícia Militar nas escolas no contexto de reforma gerencial da gestão do trabalho escolar: uma análise a partir do Colégio Antônio Houass"


Instituição: Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRRJ/Campus Nova Iguaçu

Data: 21/06/2016
Hora: às 14h
Local: UFRRJ - Instituto Multidisciplinar
          Sala 209 - Módulo Multimídia
          Campus Nova Iguaçu
          Av. Governador Roberto Silveira, S/Nº
          Moquetá - Nova Iguaçu - RJ

Banca:
Prof. Dr. Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa - Orientador (UFRRJ)
Prof. Dr. José dos Santos Souza (UFRRJ)
Prof.ª Dr.ª Nívea Silva Vieira (UERJ)

RESUMO:
A monografia apresenta resultados de investigação acerca de um programa de governo que consiste na imersão de agentes da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) no cotidiano das escolas da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro com finalidade pouco clara e consequências variadas. O objetivo da pesquisa foi analisar a reação dos professores diante do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) nas escolas. A coleta de dados se deu a partir de um levantamento empírico de informações junto aos docentes do Colégio Estadual Antônio Houass, localizado na Metropolitana II, no bairro do Méier, na cidade do Rio de Janeiro. Tratou-se de uma análise qualitativa, de caráter explicativo, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas e análise de fontes bibliográficas primárias referentes ao PROEIS, fontes bibliográficas secundárias, incluindo a legislação brasileira, livros e artigos de periódicos relativos ao tema abordado na pesquisa, bem como material disponibilizado pela internet, incluindo os sites do governo do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa concluiu que os docentes entrevistados vêm reagindo de forma difusa, sendo possível dividi-los em três categorias: os professores resistentes, os professores que consentem ativamente e os professores resilientes. No caso destes últimos, foi possível identificar que esta categoria de docentes, caracterizada por um consentimento passivo, representou parte importante da reação à inserção da polícia na escola em que a pesquisa foi realizada.