segunda-feira, 13 de junho de 2016

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG REALIZARÁ SIMPÓSIO SOBRE EDUCAÇÃO, MARXISMO E SOCIALISMO



21 a 24 de novembro de 2016
Faculdade de Educação / UFMG

O I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo será realizado de 21 a 24 de novembro de 2016 na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho e relatos de experiências reunirão a produção acadêmico-científica realizada por pesquisadores e as experiências educativas e formativas vivenciadas pelos movimentos sociais e político.
O Simpósio tem como objetivos: a) fortalecer as linhas de pesquisa que desenvolvem investigações na interface da problemática educação, marxismo e socialismo; b) proporcionar a discussão e a reflexão sobre o atual estágio das pesquisas sobre os eixos temáticos centrais definidos para o evento, bem como incentivar a produção e socialização de pesquisas e resultados; c) promover o intercâmbio de experiências e pesquisas na área, possibilitando a congregação de pesquisadores e estudiosos de diferentes instituições; d) propiciar aos participantes um espaço para a problematização e elaboração de novos conhecimentos e campos de análise para suas investigações; e) possibilitar intelecções entre a universidade e os movimentos sociais, políticos e sindicais e incentivar nesses a discussão sobre os eixos temáticos centrais definidos para o evento.
O evento será organizado a partir de três eixos temáticos, a saber:

  • As diversas experiências históricas de transição do capitalismo ao socialismo, bem como colocar em evidência as propostas e proposições sobre esse processo de transição no Brasil e no mundo.
  • ​As experiências, as perspectivas e as estratégias históricas e atuais da organização política, econômica e sindical dos trabalhadores na atualidade: a organização em partidos políticos, a organização sindical, a organização em movimentos sociais e as possibilidades de uma nova Internacional.
  • ​Os novos conhecimentos e campos de análise sobre as relações entre trabalho, marxismo, socialismo e educação produzidos pelos pesquisadores, grupos acadêmicos e estudiosos dos movimentos sociais e políticos voltados para essas temáticas.
Poderão ser apresentados trabalhos em três formatos:

  1. COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS: O resumo de até 500 palavras que serão avaliados e, uma vez aprovados, os autores deverão enviar o trabalho completo.
  2. RELATOS DE EXPERIÊNCIA: uma possibilidade de comunicação dos trabalhos realizados por alunos de graduação, ativistas sociais, militantes, grupos de estudos, coletivos, movimentos sociais e sindicais, de relatarem suas atividades práticas de atuação como: iniciação cientifica, projetos de extensão, processos de formação e atuação juntos aos movimentos sociais e sindicais dentre outras ações que se caracterizem como experiências.
  3. TRABALHOS PARA AS MESAS-REDONDAS: onde resumos dos trabalhos dos participantes, de acordo com as normas apresentadas para a elaboração das comunicações científicas, deverão ser apresentados em bloco para a Secretaria do Simpósio.

Segue o cronograma válido para todas as modalidades:
  • 10/06/2016 a 01/08/2016: inscrições com envio dos resumos
  • 10/06/2016 a 18/11/2016: inscrições de ouvintes e participantes sem apresentação de trabalhos
  • 02/08/2016 a 15/08/2016: avaliação dos trabalhos e divulgação dos resultados da seleção
  • 15/08/2016 a 15/09/2016: envio definitivo dos trabalhos completos e pagamento das inscrições.



Clique aqui para obter informações mais detalhadas sobre o evento.