sábado, 20 de fevereiro de 2016

MESTRANDO DO GTPS CONCLUI DISSERTAÇÃO SOBRE O CARÁTER DISCIPLINADOR DA GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA (GIDE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Gabriel Guimarães Melgaço da Silva

DEFESA DE DISSERTAÇÃO


Título: "Escola e Poder: a GIDE como instrumento disciplinador na gestão do sistema estadual de ensino do Rio de Janeiro"



Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da UFRRJ

Data:  18/02/2016
Horário: às 10 horas
Local: Instituto Multidisciplinar/UFRRJ
           Sala 209, Módulo Multimídia
          Av. Gov. Roberto Silveira, S/Nº
          Moquetá - Nova Iguaçu - RJ
          
Banca Examinadora:
Profª. Drª Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos (Orientadora) - UFRRJ
Prof. Dr. José dos Santos Souza - UFRRJ
Prof. Dr. Antonio Flávio Moreira - UCP

Resumo:
Com o advento do modelo gerencial na educação, surge um novo discurso pautado em uma perspectiva neoliberal e inserido em um contexto marcado pela cultura do empreendedorismo, no qual se observa uma intenção de modificar o sentido educativo da escola e do trabalho de seus profissionais. De uma escola focada na formação integral e humana dos alunos, que utiliza os conhecimentos historicamente produzidos como meio de levá-los a alcançarem um novo estágio de consciência crítica, pretende-se uma escola técnica capaz de oferecer respostas rápidas às novas e inconstantes exigências do mercado. Neste sentido, a gestão da escola adquire semelhança a de uma empresa, pautada por relações de poderes disciplinares que visam potencializar a cultura empresarial e formar um novo tipo de organização do trabalho e da gestão escolar através da coerção constante, de modo a captar o consentimento ativo dos trabalhadores em educação por meio de uma espécie de captura da subjetividade operária no ambiente escolar. Tais medidas pretendem tornar o trabalhador em educação mais susceptível às estratégias gerenciais, ou seja, mais submissos às novas exigências de racionalização de recursos humanos e materiais na gestão pública - objeto de interesse da agenda neoliberal. A partir de uma análise qualitativa, de caráter descritivo, com procedimentos metodológicos que se caracterizam como uma pesquisa documental, essa dissertação analisa o conteúdo do discurso do modelo gerencial adotado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) a partir de 2010. Para isto, toma como referência fontes bibliográficas tais como os livros distribuídos em todas as unidades escolares pela SEEDUC-RJ para orientar esse modelo. A título de conclusão, o trabalho aponta que a principal característica do modelo gerencial adotado pela SEEDUC-RJ é a busca de uma padronização das escolas para alcançar os resultados pretendidos, levando a comunidade escolar a adotar comportamentos que contribuam para o alcance de metas pré-determinadas e tornem a escola mais competitiva frente ao mercado.