quinta-feira, 7 de maio de 2015

PPGEduc ABRE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO

   O PPGEduc lança Edital de Seleção da 1ª Turma do Curso de Doutorado em Educação. Ao todo, são nove vagas distribuídas por três linhas de pesquisa do Programa. Podem candidatar-se brasileiros(as) e estrangeiros(as) portadores(as) de diploma de mestrado ou aqueles(as) que se encontram em fase de conclusão do curso de mestrado, desde que apresente, no ato da inscrição, uma declaração de previsão da data da defesa da dissertação em dia anterior a 10/08/2015, assinada pelo(a) orientador(a), com anuência da respectiva Coordenação do Programa de Pós-Graduação.
   Criado em 2008, formando sua sétima turma de Mestrado, o PPGEduc dá início a uma nova etapa de sua trajetória com esse processo seletivo, implantando sua primeira turma de Doutorado. Esta empreitada é fruto do empenho de todo seu quadro docente e vem atender a expectativas, não só dos estudantes e ex-estudantes da pós-graduação da UFRRJ, mas de diversos membros da comunidade externa. Trata-se de uma iniciativa natural de um Programa de Pós-Graduação que, desde sua criação, vem se empenhando na ampliação da oferta de oportunidades de estudos pós-graduados na Baixada Fluminense, sempre preocupado em combinar excelência acadêmica com compromisso sociopolítico. O Curso de Doutorado em Educação é, portanto, o resultado desse compromisso.
   Uma Comissão de Seleção foi designada pelo Colegiado do PPGEduc para gerir o processo seletivo. Compõem essa Comissão os doutores Ahyas Siss, José dos Santos Souza e Marcelo Bairral, sob a presidência do primeiro. As inscrições se estendem do dia 04 ao dia 29/05/2015. Os(as) Candidatos(as) poderão inscrever-se pessoalmente ou por via postal, mas nesse caso é necessário ficar atento aos prazos de entrega da documentação, pois o PPGEduc não se responsabiliza por entregas atrasadas e isto poderá inviabilizar a inscrição. No dia 05/06/2015 a Comissão divulgará a lista de inscrições homologadas e, partir de então, dará prosseguimento ao processo seletivo constituído de 3 etapas: I) análise de projeto; II) defesa oral do projeto; e III) análise de currículo. O resultado final será divulgado no dia 24/07/2015, com previsão de matrícula para a segunda semana de agosto e inicio das atividades já no próximo semestre letivo, que se inicia 17/08/2015.
Clique aqui para acessar ao Edital.