sábado, 30 de maio de 2015

MESTRANDA DO GTPS CONCLUI DISSERTAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E CONSELHO TUTELAR





DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Título: “Escola e conselhos tutelares: duas décadas de compassos e descompassos na política de atendimento à juventude”



Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Data da defesa: 24/08/2015
Horário: 10 horas
Local: UFRRJ/Instituto Multidisciplinar - Campus Nova Iguaçu
          Av. Gov. Roberto Silveira, S/Nº
          Moquetá - Nova Iguaçu - RJ

Banca Examinadora:
Prof. Dr. José dos Santos Souza (UFRRJ) – Orientador
Prof. Dr. Rodrigo Lamosa (UFRRJ)
Profª. Drª. Jussara Marques de Macedo (UFRRJ)

Leila Xavier
RESUMO: A pesquisa parte da constatação de que 30,32% da população carcerária no Brasil não completou o Ensino Fundamental, 7,22% são analfabetos e dois terços estão na faixa etária de 18 a 24 anos, para questionar se os compassos e descompassos na relação estabelecida entre o sistema escolar e os conselhos tutelares exercem algum impacto na diminuição da faixa etária da população carcerária, pois há evidências de que os jovens hoje encarcerados, em suas trajetórias de vida, tiveram passagens tanto pelo sistema escolar, quanto pelos conselhos tutelares e/ou pela Vara da Infância e da Juventude. Considerando a hipótese de que a ação articulada entre o sistema escolar e os conselhos tutelares pode contribuir significativamente para a diminuição do percentual de jovens de 18 a 24 anos na composição da população carcerária brasileira, toma-se como objeto as ações da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SEMED) e de cinco conselhos tutelares localizados neste município. O objetivo é verificar se a relação estabelecida entre as escolas da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu e os Conselhos Tutelares exerce impacto positivo ou negativo na diminuição da população carcerária na faixa etária de 18 a 24 anos. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que assume características de um levantamento, tendo como principal instrumento de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos no fenômeno investigado, embora também se utilize fontes bibliográficas primárias e secundárias. A pesquisa desenvolvida no Município de Nova Iguaçu apontou que alguns elementos foram determinantes para o isolamento das instituições que compõe a rede de proteção a crianças e adolescentes. A interferência do poder local nas estruturas dos Conselhos Tutelares da Cidade influenciou para um crescente descrédito e distanciamento, dificultando a comunicação da rede de ensino com os Conselhos do Município. Outro dado observado foi a inexistência de registros na Secretaria Municipal de Educação sobre o quantitativo de alunos que foram encaminhados para atendimento nos Conselhos Tutelares nas gestões anteriores ao atual Governo. Em 2013, o Conselho Tutelar de Vila de Cava com base em sua realidade toma a iniciativa de apontar para a Promotoria da 3ª Vara da infância e juventude de Nova Iguaçu a necessidade de acionar a SEMED na busca de medidas e para coibir o aumento de Fichas de Comunicação de Aluno Infrequente (FICAI) e também a incidência de crianças e adolescente envolvidas em atos inflacionais. O diagnóstico apresentado somado as estatísticas do órgão motivou a Promotoria protagonizar uma atuação mais incisiva junto SEMED e Conselhos Tutelares do Município no combate à evasão escolar que é 5%. Negligência do Poder Público na oferta das condições materiais para implementação das medidas socioeducativas aliado a falta de infraestrutura, despreparo de boa parte dos Conselheiros para lidar com as questões da escola influencia na estatística do juizado da infância e juventude que registrou entre janeiro de 2014/15 1446 casos.