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GTPS Desenvolve Estudos Sobre o Impacto do Modelo Gerencial na Dinâmica do Trabalho Escolar
Desde o ano passado, um grupo de professores, estudantes de graduação e de pós-graduação vinculados ao Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) vem se preocupando com o impacto do modelo gerencial no cotidiano das escolas. As evidências de que este novo modelo de gestão escolar está diretamente relacionado à intensificação da precariedade do trabalho docente é a maior preocupação desse grupo. Com o intuito de aprofundar conhecimentos sobre esse tema, esta equipe de pesquisadores está desenvolvendo o Projeto de Pesquisa intitulado "Novos Modelos de Gestão de Sistemas Públicos de Ensino e Precariedade do Trabalho Docente: um estudo sobre o impacto do modelo gerencial na dinâmica do trabalho escolar", coordenado do Prof. Dr. José dos Santos Souza. O estudo deverá ser concluído até 2017 e espera-se, a partir de seus resultados, a produção de conhecimento aprofundado acerca dos pressupostos teóricos e dos determinantes sociais, políticos e econômicos que instituíram as condições objetivas e subjetivas para que este o modelo gerencial tenha se tornado uma referência de gestão pública, em especial para os sistemas estaduais e federal de ensino. Segue abaixo uma súmula do projeto:
Coordenador:
- Prof. Dr. José dos Santos Souza
- Prof. Ms. Bruno de Oliveira Figueiredo (FAETEC/RJ)
- Prof. Dr. José dos Santos Souza (DES/IM/UFRRJ)
- Profª. Drª. Jussara Marques de Macedo (DAE/FE/UFRJ)
- Prof. Ms. Rodrigo Coutinho Andrade (DES/IM/UFRRJ)
- Profª. Drª. Miriam Morelli Lima (DTPE/UFRRJ)
Alunos Envolvidos:
- Célia Veiga (Doutorado – PPGEduc/UFRRJ)
- Bruno de Oliveira Figueiredo (Dotorado – PPGEduc/UFRRJ)
- Gabriel Melgaço (Dotorado – PPGEduc/UFRRJ)
- Igor Andrade (Mestrado– PPGEduc/UFRRJ)
- Vanessa Soares (Mestrado– PPGEduc/UFRRJ)
Resumo:
Em decorrência da reação burguesa em busca de recomposição
de suas bases de acumulação de capital corroídas pela crise do modelo de
desenvolvimento fordista, desde os anos 1970, foram desencadeadas mudanças
significativas na gestão do trabalho e da produção e nos mecanismos de mediação
do conflito de classes. Embora com características próprias de um país
dependente, o Brasil se insere nesse contexto promovendo ampla reestruturação
produtiva, bem como promovendo ampla reforma do Estado, combinando a reconfiguração
dos mecanismos de mediação do conflito de classes com a implantação de um
renovado modelo gerencial de administração pública, pautado na competitividade
e na racionalização recursos materiais e humanos como critério de qualidade para
o serviço público. No bojo dessa reforma, destacam-se a racionalização e a
flexibilização do trabalho e da produção; a instituição do contrato temporário
de trabalho, a terceirização e o trabalho voluntário; a desregulamentação de
direitos dos servidores públicos; as parcerias entre o setor público e privado
na implementação de serviços públicos. Neste contexto, os critérios de
qualidade e de produtividade do serviço público passam a ser referenciados
pelas leis de mercado, sob o argumento de que tais leis são a solução eficaz no
combate a má aplicação de recursos públicos. A administração escolar, neste
contexto, não foge à regra. Mudanças substantivas vêm sendo promovidas pelos
governos para garantir a qualidade e a produtividade do trabalho escolar, tendo
no novo modelo gerencial sua referência para implementação de estratégias de
controle de resultados e de racionalização de recursos humanos e materiais,
impondo uma nova realidade à gestão do trabalho e da produção escolar, o que
merece uma análise mais aprofundada. Neste sentido, esta pesquisa estabelece
como objeto de estudo o impacto dessas mudanças na gestão do trabalho e da
produção escolar e toma como referência empírica o novo modelo de gestão
educacional implementado por inúmeros governos estaduais e governo federal. Seu
objetivo é verificar a existência de relação entre a implantação do novo modelo
gerencial na gestão do trabalho escolar e a intensificação da precariedade do
trabalho em sistemas públicos de ensino. Trata-se de uma pesquisa básica, de
análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de
pesquisa de tipo documental. Para coleta de dados, utiliza-se de revisão de
literatura e de análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias.
Espera-se com este estudo construir um quadro de referências explicativas do
impacto do novo modelo de gestão educacional nas condições do trabalho escolar e,
consequentemente, na qualidade da educação básica.
Palavras-Chave: Gestão Pública; Gestão Educacional;
Gerencialismo; Trabalho Docente; Precariedade do Trabalho.
Instituição Responsável:
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Instituto Multidisciplinar (IM)
Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)
Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS)
Departamento de Educação e Sociedade (DES)
Local de Realização:
Instituto Multidisciplinar / UFRRJ
Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade
Av. Governador Roberto Silveira, s/n
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CEP: 26020-740