Autoras: Fernanda Paixão de Souza Gouveia e Tania Maria Almenara da Silva
Editora: Appris
Edição: 1ª Edição
Ano de Edição: 2014
Páginas: 166 p.
SUMÁRIO
PARTE I: Reflexões sobre a EJA integrada
O trabalho como princípio
educativo no PROEJA
Tânia Maria Almenara da Silva
O Programa Nacional de Integração
da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens
e Adultos: tecendo o seu percurso nas políticas de EJA
Helen Wanderley do Prado
Juventude, políticas de
formação e qualificação profissional
Fernanda Paixão de Souza Gouveia
Vozes da evasão escolar no PROEJA:
narrativas do IFES campus Santa Teresa
Aloisio Jorge
de Jesus Monteiro
Iraldirene
Ricardo de Oliveira
Milson Lopes de Oliveira
PARTE II: Prática pedagógica e formação docente
Prática pedagógica em escola
prisional: dilemas e enfrentamentos
Janaína de Azevedo Corenza
Considerações sobre a
formação para o trabalho docente na EJA
Jussara Marques de Macedo
As contribuições de Paulo
Freire para pensar a educação de jovens e adultos: abastecendo as experiências
atuais, o caso da Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ
Leandro dos Santos
SOBRE AS ORGANIZADORAS
SOBRE OS DEMAIS AUTORES
Aloísio MonteiroPós-Doutor pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra em Antropologia/Sociologia. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.
Helen W. Prado
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Pós-graduada em Administração Escolarpela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Educação (Políticas em Educação) pela UNIRIO. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Duque de Caxias.
Janaína Corenza
Doutoranda em Educação na PUC-Rio, tem como experiência profissional o trabalho desenvolvido como Professora das séries iniciais do ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos e como Orientadora Pedagógica e Educacional em escolas públicas no Rio de Janeiro. Participa de Congressos e Eventos na área de Educação, com ênfase nos trabalhos com a temática de Formação de professores e Educação de Jovens e Adultos.
Jussara Marques de Macedo
Graduada em Pedagogia (1995), mestrado em educação (2003) e doutorado em educação (2011) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora adjunta do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS).
Leandro Machado
Graduado em Ciências Sociais. Mestre em Educação. Pesquisador do Grupo: Filosofia e Educação Popular: desafios contemporâneos. Professor Formador no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.