Léo Manso Ribeiro |
O mestrando aponta que o novo modelo de gestão escolar deflagrado
pelo Plano de Metas Para a Educação, do governo Sérgio Cabral, tem
suscitado reações variadas por parte dos docentes, do movimento sindical e de
parte da comunidade acadêmica. Segundo ele, a maioria das críticas se
fundamenta no princípio de que esse novo modelo de gestão atribuiu à escola o
papel reducionista de reproduzir as estratégias empresariais de gestão e
controle de qualidade, racionalização de recursos materiais e humanos e
otimização de resultados como forma de garantir maior produtividade e qualidade
do trabalho educativo. Em detrimento de uma perspectiva crítica e emancipatória
da educação, o Léo M. Ribeiro entende que esse modelo impõe uma visão pragmática
de gestão escolar pautada no fomento à competitividade como fator de qualidade,
de modo que a lógica mercantil de livre concorrência passa a ser sua linha
orientadora, segundo padrões neoliberais, de acordo com as prescrições dos
organismos internacionais. Além disso, esse novo modelo gerencial
limita o controle dos docentes sobre seu processo de trabalho, ameaçando a
autonomia pedagógica e condicionando qualquer possibilidade de desenvolvimento
intelectual e profissional para além dos limites estabelecidos pelas metas e
orientações prescritas pelo governo. Subjugados a uma nova forma de controle
que se justifica pelo pragmatismo tecnocrático, os docentes perdem ainda mais o
controle sobre seu trabalho, distanciando-se cada vez mais de uma perspectiva
crítica capaz de subsidiar sua organização coletiva e luta pela superação da
ordem vigente por meio da educação.
Com essa pesquisa, o Léo M. Ribeiro pretende construir conhecimentos sobre
o fenômeno investigado, de modo a fortalecer o debate e abrir
possibilidades de ressignificação de práticas educativas e de resgate da
perspectiva crítica do pensamento educacional que tem na superação da dualidade
e na emancipação da classe trabalhadora o fim último do trabalho pedagógico.
De acordo com o planejamento de seu trabalho, o exame de qualificação
deverá ocorrer em dezembro de 2014 e a conclusão da dissertação deverá ser em
fevereiro de 2016, quando completará os 24 meses previstos para conclusão do
mestrado em Educação.
Sucesso ao mestrando!