domingo, 15 de junho de 2014

MESTRANDO DO GTPS INVESTIGA PLANO DE METAS PARA A EDUCAÇÃO DO GOVERNO SÉRGIO CABRAL

 
Léo Manso Ribeiro
  Léo Manso Ribeiro é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da UFRRJ, Linha de pesquisa "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais", da turma 2014. Ele está desenvolvendo o projeto de dissertação intitulado "Reações e Consentimentos dos Docentes da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro Frente ao Plano de Metas Para a Educação do Governo Sérgio Cabral", sob orientação do Prof. Dr. José dos Santos Souza. A pesquisa vem sendo desenvolvida no âmbito do GTPS, na linha de pesquisa Trabalho Docente e se articula com outros projetos em desenvolvimento nesse grupo de pesquisa.
    O mestrando aponta que o novo modelo de gestão escolar deflagrado pelo Plano de Metas Para a Educação, do governo Sérgio Cabral, tem suscitado reações variadas por parte dos docentes, do movimento sindical e de parte da comunidade acadêmica. Segundo ele, a maioria das críticas se fundamenta no princípio de que esse novo modelo de gestão atribuiu à escola o papel reducionista de reproduzir as estratégias empresariais de gestão e controle de qualidade, racionalização de recursos materiais e humanos e otimização de resultados como forma de garantir maior produtividade e qualidade do trabalho educativo. Em detrimento de uma perspectiva crítica e emancipatória da educação, o Léo M. Ribeiro entende que esse modelo impõe uma visão pragmática de gestão escolar pautada no fomento à competitividade como fator de qualidade, de modo que a lógica mercantil de livre concorrência passa a ser sua linha orientadora, segundo padrões neoliberais, de acordo com as prescrições dos organismos internacionais. Além disso, esse novo modelo gerencial limita o controle dos docentes sobre seu processo de trabalho, ameaçando a autonomia pedagógica e condicionando qualquer possibilidade de desenvolvimento intelectual e profissional para além dos limites estabelecidos pelas metas e orientações prescritas pelo governo. Subjugados a uma nova forma de controle que se justifica pelo pragmatismo tecnocrático, os docentes perdem ainda mais o controle sobre seu trabalho, distanciando-se cada vez mais de uma perspectiva crítica capaz de subsidiar sua organização coletiva e luta pela superação da ordem vigente por meio da educação.
    Diante dessa situação, surgiu em Léo M. Ribeiro o interesse em investigar de que modo o atual modelo de gestão implementado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro interfere no trabalho docente. Esse interesse nasceu de sua necessidade de compreender as influências/interferências desse novo modelo de gestão no cotidiano escolar, de compreender as reações dos docentes e de identificar a incidência de propostas alternativas, seus limites e suas possibilidades. Nessa perspectiva, o projeto desenvolvido por Léo M. Ribeiro define como objeto de estudo o impacto desse novo modelo de gestão escolar implementado pelo Governo Sérgio Cabral na apreensão que os docentes têm sobre seu próprio trabalho. O objetivo do projeto é analisar os limites e as possibilidades da reação dos docentes da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro frente à implantação do Plano de Metas Para a Educação. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo que se insere na categoria de pesquisas de tipo levantamento.
    Com essa pesquisa, o Léo M. Ribeiro pretende construir conhecimentos sobre o fenômeno investigado, de modo a fortalecer o debate e abrir possibilidades de ressignificação de práticas educativas e de resgate da perspectiva crítica do pensamento educacional que tem na superação da dualidade e na emancipação da classe trabalhadora o fim último do trabalho pedagógico.
    De acordo com o planejamento de seu trabalho, o exame de qualificação deverá ocorrer em dezembro de 2014 e a conclusão da dissertação deverá ser em fevereiro de 2016, quando completará os 24 meses previstos para conclusão do mestrado em Educação.
Sucesso ao mestrando!