domingo, 29 de junho de 2014

MESTRANDO INVESTIGA IMPACTO DA FORMAÇÃO SINDICAL DO SEPE-RJ NA CONSCIÊNCIA POLÍTICA DE PROFESSORES DE JAPERI

     Recém graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Romário Silveira Machado ingressou no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), na turma 2014, com o propósito de compreender a relação entre as atividades de formação do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE/RJ) e a construção de consciência de classe por parte de professores da educação básica de Japeri/RJ. Nesta perspectiva, está desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado "Impacto da formação sindical na organização e luta dos trabalhadores em educação do município de Japeri/RJ", sob orientação do Prof. Dr. José dos Santos Souza. O projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS), na linha de pesquisa "Trabalho Docente".
     O desejo de Romário S. Machado em aprofundar seus conhecimentos sobre a dinâmica de construção da consciência de classe tem origens não só em sua atuação como docente nas redes municipais de ensino de Nova Iguaçu/RJ e de Duque de Caxias/RJ, como também em sua militância, seja no exercício de mandato na direção do SEPE/RJ, seja na representação de sua categoria profissional na condição de membro do Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu. Nesse sentido, sua proposta investigativa coincide com interesses acumulados em uma longa trajetória de envolvimento nos movimentos sociais da Baixada Fluminense, sempre comprometido com a emancipação da classe trabalhadora.
      A partir do argumento de que a formação de uma consciência coletiva é preocupação dos intelectuais orgânicos da classe trabalhadora, Romário S. Machado aponta que a construção de uma consciência de classe para si por parte dos trabalhadores passa, necessariamente, pela superação do corporativismo típico dos movimentos sindicais. Para esse mestrando, a elevação da cultura das massas trabalhadoras é condição indispensável para a superação do senso comum e constitui uma estratégia importante na luta contra hegemônica.
     Nessa perspectiva, avalia que, há quase quatro décadas, o SEPE/RJ busca articular as lutas de caráter corporativo, próprias ao movimento sindical, a uma perspectiva classista, de caráter ético e moral, que conduz a uma concepção de sindicato como espaço de organização e luta de classe em busca da superação das relações capitalistas de produção e reprodução social da vida material, ou seja, como espaço de organização e luta pela emancipação dos trabalhadores. É nesta linha de raciocínio que Romário S. Machado aponta o Núcleo Japeri do SEPE/RJ que, há oito anos, vem travando embates significativos com o poder local e com isto tem contribuído para a formação de sujeitos capazes de interferir nas políticas públicas locais. Para ele, esta mobilização qualificada tem contribuído significativamente para a conscientização política dos professores da região, evidenciando um processo formativo construído no contexto da própria militância.
     Entretanto, o próprio mestrando reconhece que na arena constituída entre sociedade civil e sociedade política, uma série de contradições vem à tona. Para ele, os aparelhos privados de hegemonia buscam a manutenção do status quo tornando invisíveis os problemas e as contradições que insistem em emergir. Romário S. Machado acredita que é na resistência a estas interpretações e às práticas coercitivas implementadas pela sociedade política que uma nova consciência vai se forjando entre os militantes. Justamente por isto, se propõe a compreender como essa dinâmica, ou seja, como se dá o processo de formação e desenvolvimento da consciência coletiva dos professores de Japeri/RJ a partir da luta sindical no município. Enfim, ele pretende compreender de que modo a resistência e luta organizada desses professores contribui para a formação de uma consciência classista refletida na qualidade da educação pública.
Município de Japeri/RJ
     Ainda na fase inicial da pesquisa, os procedimentos metodológicos estão em processo de definição. Entretanto, tudo indica que o mestrando pretende tomar como referência empírica os cursos de formação promovidos pelo Núcleo Japeri do SEPE/RJ no contexto das campanhas salariais e dos conflitos cotidianos vivenciados pela categoria. Também deixa dicas de que pretende resgatar a memória desse processo de organização e luta dos trabalhadores em educação de Japeri/RJ e, a partir dela, fazer uma análise qualitativa da dinâmica da formação sindical ocorrida no contexto da organização e luta dos trabalhadores e sua contribuição para a construção de uma consciência de classe para si.
     Já concluindo o seu primeiro semestre do Curso de Mestrado, Romário S. Machado deve submeter-se a exame de qualificação em dezembro de 2014 e a finalização de sua dissertação está prevista para fevereiro de 2016.