Prof. José dos Santos Souza apresentará pesquisa de pós-doutoramento em seminário promovido pela Faculdade de Educação da UNICAMP
Resultados
do projeto de pesquisa "Mediações Entre a Escola e o Mundo do
Trabalho" serão apresentados pelo Prof. José dos Santos Souza no Seminário "Estágio
Supervisionado ou Trabalho Precário?", promovido pelo Grupo de Estudos e
Pesquisas Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC) do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FE) da Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP). O evento ocorrerá no dia 05/06/2014, das 14 às
17h, na sala da Congregação da Faculdade de Educação, em Campinas, São Paulo, e contará com a participação de Selma Venco como comentarista.
O
estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio é um tema muito
pouco abordado pelas investigações da área educacional e, mesmo assim, quando é
abordado, na maioria das vezes limita-se ao estágio na formação dos professores. Outras áreas, no entanto, têm dedicado mais atenção a esse tema, embora não o suficiente para torná-lo objeto de preocupação de investigadores mais especializados em trabalho e educação. Nesse conjunto pouco extenso de estudos
sobre estágio, deve-se observar que um número considerável
deles versam sobre estágio na formação de profissionais de saúde,
especialmente daqueles formados em nível superior, tais como enfermeiros e
médicos. Esse número, inclusive, ultrapassa o número de estudos sobre estágio
na formação de professores, por exemplo. Não obstante, é no desenvolvimento
das atividades de estágio que a mediação entre a escola e o mundo do trabalho
está mais evidenciada, permitindo maior aprimoramento do processo formativo,
desde que haja sintonia entre a escola e a empresa concedente de vagas de
estágio e que esta atividade esteja claramente articulada com a proposta
pedagógica do curso que o estagiário frequenta. Neste aspecto, uma investigação
sobre como se dá a mediação entre a escola e o mundo do trabalho durante a
realização da atividade de estágio supervisionado é bastante oportuna.
É
nesta linha de análise que José dos Santos Souza coordena um projeto de pesquisa
intitulado "Mediações entre a escola e o mundo do trabalho na formação de
técnicos de nível médio", que vem sendo desenvolvido no âmbito do GTPS
desde 2013. Parte desse projeto foi desenvolvido como atividade de estágio de
pós-doutoramento do professor junto à linha de pesquisa Ciências Sociais na
Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UNICAMP. Sob
supervisão de Aparecida Neri de Souza, o trabalho aborda aspectos da concepção
e das diferentes práticas de estágio supervisionado desenvolvidas em
instituições de ensino pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica. Neste trabalho, José dos Santos Souza aponta o
"Fetiche da Prática" como elemento determinante da perversão do
estágio supervisionado em experiência de trabalho precário. O
que este professor chama de "Fetiche da Prática" consiste numa
postura político pedagógica verificada na ação de parte considerável dos
envolvidos na formação de técnicos de nível médio, que considera a prática
profissional na empresa uma experiência superior à formação escolar e
imprescindível à validação do conhecimento apropriado no ambiente escolar,
independente das condições precárias em que a experiência de estágio se dá. Nessa
perspectiva, os diversos problemas referentes ao estágio supervisionado não são
considerados e, portanto, não solucionados, justamente por predominar a crença de que tal
experiência é sempre positiva. Nestas condições, o empresariado encontra campo fértil
para empregar força de trabalho jovem, minimamente qualificada, a baixo custo e
em caráter temporário, sem qualquer compromisso com a formação desses jovens e,
pior, com o consentimento ativo de alunos estagiários, docentes e gestores
escolares.
Faculdade de Educação/UNICAMP |
O
estudo desenvolvido pelo professor se ampara em dados que já foram coletados
por meio de questionários aplicados a alunos e professores de cinco
instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e
Tecnológica, de entrevistas com coordenadores de estágio, com diretores
escolares, coordenadores de curso e com orientadores de estágio, além de grupos
focais realizados com estudantes matriculados no último ano de cursos técnicos
de nível médio dessas instituições.
Embora
não se trate de uma abordagem conclusiva, uma vez que a pesquisa ainda está em
andamento, a apresentação dos resultados disponíveis nesse seminário certamente
trará a tona uma bordagem acerca do estágio supervisionado que poderá
contribuir substantivamente para a compreensão dessa prática educativa
incondicionalmente tão valorizada e tão pouco questionada.