terça-feira, 18 de março de 2014

DICA DE LEITURA: "Trabalho, Qualificação e Políticas Públicas"

A sociabilidade no mundo contemporâneo tem passado por transformações bastante acentuadas, em função do acelerado avanço tecnológico, das mudanças no trabalho e na gestão da produção e da reconfiguração dos mecanismos de mediação dos conflitos entre as classes sociais. Estas transformações visam à recomposição das bases de acumulação de capital corroídas desde o final dos anos 1960. Longe de qualquer vislumbre de superação do quadro sócio-histórico, tais mudanças carregam em seu bojo o desemprego estrutural, o aumento da exclusão social e a intensificação da precariedade. A partir deste contexto, este livro aborda, no campo teórico e empírico, o trabalho, a qualificação do trabalhador e o emprego, dando ênfase à forma como o Estado tem enfrentado a questão e, por meio de suas políticas públicas, tem renovado seus mecanismos de construção do consenso.

Este livro teve suas origens nas discussões promovidas durante o “II Seminário sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas da Baixada Fluminense”, organizado pelo GTPS. Nele está reunida parte da produção científica do GTPS em conjunto com as de outros pesquisadores que partilham do mesmo campo de atuação. O conjunto de textos nele organizados apresenta certa unidade na diversidade de referências teóricas, políticas e ideológicas que partilham. Isto expressa a riqueza do debate que deu origem ao livro. Seu mérito está não na unidade de pensamento, mas na diversidade emanada por diferentes esforços para interpretar as transformações recentes no mundo do trabalho, da produção e da qualificação para o trabalho. Acreditamos que é no contexto desta diversidade que se constrói o conhecimento. É neste sentido que esta obra constitui-se como ferramenta para este fim.

O livro pode ser adquirido nas livrarias ou diretamente no site da editora. Clique aqui para acessar o site da Editora 7Letras.


Informação Adicional
Formato: 16 x 23
Nº de páginas: 214
Ano: 2011
ISBN: 978-85-7577-762-6
Valor: R$ 35,00