sexta-feira, 14 de março de 2014

XVII ENCONTRO DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO ABRE CHAMADA DE TRABALHOS


Promovido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), o XVII Encontro de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) ocorrerá no período de 11 a 14 de novembro de 2014, no SEBRAE - Hotel Praia Centro / Hotel Blue Tree Premium, em Fortaleza (CE), e terá como tema central “A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade”.
Este ano o XVII ENDIPE pretende promover um espaço de diálogo voltado para o trabalho docente “na relação com o cotidiano das suas práticas, junto aos alunos e ao coletivo institucional, às políticas de educação e à sociedade em que estão inseridos”, trazendo perguntas, interpretações, avaliações e novas preocupações com o os processos do ensinar e do aprender, tendo a prática refletida como ponto de partida e de chegada. Nesse sentido, a proposta do evento “é debater a didática e as práticas docentes, na perspectiva de uma relação comprometida com a produção do conhecimento, no intuito de intervir na melhoria da educação, da escola, do campo da formação e do trabalho docente, entre outros”.
As propostas de trabalho poderão ser enviadas em forma de painéis integrados, para apresentação oral, ou em forma de pôsteres, até o dia 30/04/2014. Entretanto, o envio de trabalhos está condicionado ao pagamento da inscrição, que até 28/03/2014 custa R$ 235,00 (p/ estudantes) e R$ 315,00 (p/ profissionais). Depois dessa data, até 01/08/2014, o valor sobe para R$ 275,00 (p/ estudantes) e R$ 355,00 (p/ profissionais). No site do evento, inclusive, há uma advertência de que as vagas estão limitadas para 2.500 participantes e serão preenchidas de acordo com a ordem de pagamento de taxa de inscrição, independente da data limite. O pagamento da inscrição não garante a aprovação do trabalho e o valor não será devolvido em hipótese alguma.
A avaliação dos trabalhos será realizada por dois pareceristas ad hoc na condição de duplo cego, garantindo anonimato entre pareceristas e autores. O resultado da avaliação dos trabalhos estará disponível no site do evento a partir de 08 de agosto de 2014. As cartas de aceite serão enviadas até 45 dias antes do evento. Os trabalhos aceitos serão publicados em formato digital e indexado.
O trabalho proposto pelo(s) autor(es) deve estar articulado a um dos Eixos Temáticos e respectivos subeixos do evento, conforme segue abaixo:

1.    Didática e Prática de Ensino na relação com a Escola – A Didática como atividade pedagógica que estrutura o trabalho docente e a interação professor-aluno na construção do conhecimento e na reflexão sobre a prática.
1.1. Práticas pedagógicas e saberes docentes
Os pressupostos teóricos e práticos da Didática e os saberes necessários à docência contextualizada no cotidiano escolar, destacando sua multidimensionalidade na prática pedagógica dos diferentes campos de conhecimento, vislumbrando mudanças no pensar e no fazer do trabalho docente.
1.2. Currículo, subjetividade e cotidiano escolar
A Didática como elemento de configuração educacional, psicológica, filosófica e sociológica na mediação entre o conhecimento, o currículo e a avaliação na constituição dos sujeitos que fazem a educação a partir de práticas cotidianas.
1.3. Tecnologias, educação a distância e inovações pedagógicas
A Didática e as tecnologias, seus impactos, desafios e potencialidades na prática docente. Da evolução tecnológica às suas aplicações no processo de ensino-aprendizagem. As concepções pedagógicas e a competência docente para seleção e utilização de recursos tecnológicos. Análises críticas da utilização das tecnologias no processo de ensino.
2. Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores – Reflexão sobre a função mediadora da Didática e da Prática de Ensino na construção da identidade profissional, enfatizando aspectos significativos da formação de professores e análises da relação entre teoria e prática no fazer pedagógico.
2.1. Escola como espaço de formação docente
A formação docente no âmbito da escola e suas relações imbricadas no processo de formar e formar-se a partir do exercício da práxis e da análise crítica e humanizadora do cotidiano docente construída a partir da pesquisa escolar e universitária.
2.2. Tendências investigativas no campo da Didática e da Prática de Ensino
Tendências contemporâneas nos estudos da Didática e da Prática de Ensino: fundamentos, metodologias, práticas e contribuições para a formação de professores.
2.3. Desenvolvimento profissional e práticas formativas
O lugar da Didática na formação inicial e continuada de professores da educação básica e superior. Análises de programas de formação docente (presenciais e a distância) e educação profissional: concepções, propostas e experiências. Práticas formativas e repercussões no desenvolvimento profissional docente.
3. Didática e Prática de Ensino na relação com a Sociedade – Discussões acerca das diversas práticas pedagógicas desenvolvidas sob a visão crítica e emancipadora, considerando seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Temas relacionados a diversidade, inclusão, multiculturalismo, direitos humanos e interdisciplinaridade, dentre outros. Interfaces entre educação, escola e sociedade.
3.1. Experiências educacionais, qualidade do ensino e da aprendizagem
Experiências educacionais acerca da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade nas diversas modalidades e níveis de ensino.
3.2. Temas emergentes na relação da Didática e da Prática de Ensino com a Sociedade
Estudos que apontem os desafios e as potencialidades, no cenário político-educacional contemporâneo, de questões sociais referentes a temas emergentes, tais como: direitos humanos, cultura de paz, diversidade, ECA, entre outros.
3.3. Impactos das políticas públicas na gestão e no trabalho docente
Desafios da escola e do trabalho docente diante das repercussões das políticas públicas de educação, considerando o projeto político pedagógico da escola e os processos avaliativos em desenvolvimento no cenário nacional.

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