Promovido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), o XVII Encontro
de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) ocorrerá no período de 11 a 14 de
novembro de 2014, no SEBRAE -
Hotel Praia Centro / Hotel Blue Tree Premium, em Fortaleza (CE), e terá como
tema central “A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola,
formação de professores e sociedade”.
Este ano o XVII ENDIPE pretende promover um espaço de diálogo
voltado para o trabalho docente “na relação com o cotidiano das suas práticas,
junto aos alunos e ao coletivo institucional, às políticas de educação e à
sociedade em que estão inseridos”, trazendo perguntas, interpretações,
avaliações e novas preocupações com o os processos do ensinar e do aprender,
tendo a prática refletida como ponto de partida e de chegada. Nesse sentido, a
proposta do evento “é debater a didática e as práticas docentes, na perspectiva
de uma relação comprometida com a produção do conhecimento, no intuito de
intervir na melhoria da educação, da escola, do campo da formação e do trabalho
docente, entre outros”.
As propostas
de trabalho poderão ser enviadas em forma de painéis integrados, para
apresentação oral, ou em forma de pôsteres, até o dia 30/04/2014. Entretanto, o envio de trabalhos está condicionado ao pagamento da inscrição, que até 28/03/2014
custa R$ 235,00 (p/ estudantes) e R$ 315,00 (p/ profissionais). Depois dessa
data, até 01/08/2014, o valor sobe para R$ 275,00 (p/ estudantes) e R$ 355,00 (p/
profissionais). No site do evento, inclusive, há uma advertência de que as
vagas estão limitadas para 2.500 participantes e serão preenchidas de acordo
com a ordem de pagamento de taxa de inscrição, independente da data limite. O
pagamento da inscrição não garante a aprovação do trabalho e o valor não será
devolvido em hipótese alguma.
A avaliação dos trabalhos será realizada por dois pareceristas ad hoc na condição de duplo cego,
garantindo anonimato entre pareceristas e autores. O resultado da avaliação dos
trabalhos estará disponível no site do evento a partir de 08 de agosto de 2014.
As cartas de aceite serão enviadas até 45 dias antes do evento. Os trabalhos
aceitos serão publicados em formato digital e indexado.
O trabalho proposto pelo(s) autor(es) deve estar articulado a um dos
Eixos Temáticos e respectivos subeixos do evento, conforme segue abaixo:
1.
Didática e
Prática de Ensino na relação com a Escola – A Didática como atividade pedagógica que estrutura o trabalho docente e
a interação professor-aluno na construção do conhecimento e na reflexão sobre a
prática.
1.1. Práticas
pedagógicas e saberes docentes
Os pressupostos teóricos e práticos da Didática e os saberes necessários à docência contextualizada no cotidiano escolar, destacando sua multidimensionalidade na prática pedagógica dos diferentes campos de conhecimento, vislumbrando mudanças no pensar e no fazer do trabalho docente.
Os pressupostos teóricos e práticos da Didática e os saberes necessários à docência contextualizada no cotidiano escolar, destacando sua multidimensionalidade na prática pedagógica dos diferentes campos de conhecimento, vislumbrando mudanças no pensar e no fazer do trabalho docente.
1.2. Currículo,
subjetividade e cotidiano escolar
A Didática como elemento de configuração educacional, psicológica, filosófica e sociológica na mediação entre o conhecimento, o currículo e a avaliação na constituição dos sujeitos que fazem a educação a partir de práticas cotidianas.
A Didática como elemento de configuração educacional, psicológica, filosófica e sociológica na mediação entre o conhecimento, o currículo e a avaliação na constituição dos sujeitos que fazem a educação a partir de práticas cotidianas.
1.3. Tecnologias,
educação a distância e inovações pedagógicas
A Didática e as tecnologias, seus impactos, desafios e potencialidades na prática docente. Da evolução tecnológica às suas aplicações no processo de ensino-aprendizagem. As concepções pedagógicas e a competência docente para seleção e utilização de recursos tecnológicos. Análises críticas da utilização das tecnologias no processo de ensino.
A Didática e as tecnologias, seus impactos, desafios e potencialidades na prática docente. Da evolução tecnológica às suas aplicações no processo de ensino-aprendizagem. As concepções pedagógicas e a competência docente para seleção e utilização de recursos tecnológicos. Análises críticas da utilização das tecnologias no processo de ensino.
2. Didática e
Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores – Reflexão sobre a função mediadora da Didática e da
Prática de Ensino na construção da identidade profissional, enfatizando
aspectos significativos da formação de professores e análises da relação entre
teoria e prática no fazer pedagógico.
2.1. Escola como
espaço de formação docente
A formação docente no âmbito da escola e suas relações imbricadas no processo de formar e formar-se a partir do exercício da práxis e da análise crítica e humanizadora do cotidiano docente construída a partir da pesquisa escolar e universitária.
A formação docente no âmbito da escola e suas relações imbricadas no processo de formar e formar-se a partir do exercício da práxis e da análise crítica e humanizadora do cotidiano docente construída a partir da pesquisa escolar e universitária.
2.2. Tendências
investigativas no campo da Didática e da Prática de Ensino
Tendências contemporâneas nos estudos da Didática e da Prática de Ensino: fundamentos, metodologias, práticas e contribuições para a formação de professores.
Tendências contemporâneas nos estudos da Didática e da Prática de Ensino: fundamentos, metodologias, práticas e contribuições para a formação de professores.
2.3. Desenvolvimento
profissional e práticas formativas
O lugar da Didática na formação inicial e continuada de professores da educação básica e superior. Análises de programas de formação docente (presenciais e a distância) e educação profissional: concepções, propostas e experiências. Práticas formativas e repercussões no desenvolvimento profissional docente.
O lugar da Didática na formação inicial e continuada de professores da educação básica e superior. Análises de programas de formação docente (presenciais e a distância) e educação profissional: concepções, propostas e experiências. Práticas formativas e repercussões no desenvolvimento profissional docente.
3.
Didática e Prática de Ensino na relação com a Sociedade – Discussões acerca das diversas práticas pedagógicas
desenvolvidas sob a visão crítica e emancipadora, considerando seus aspectos
sociais, políticos, econômicos e culturais. Temas relacionados a diversidade,
inclusão, multiculturalismo, direitos humanos e interdisciplinaridade, dentre
outros. Interfaces entre educação, escola e sociedade.
3.1. Experiências
educacionais, qualidade do ensino e da aprendizagem
Experiências educacionais acerca da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade nas diversas modalidades e níveis de ensino.
Experiências educacionais acerca da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade nas diversas modalidades e níveis de ensino.
3.2. Temas
emergentes na relação da Didática e da Prática de Ensino com a Sociedade
Estudos que apontem os desafios e as potencialidades, no cenário político-educacional contemporâneo, de questões sociais referentes a temas emergentes, tais como: direitos humanos, cultura de paz, diversidade, ECA, entre outros.
Estudos que apontem os desafios e as potencialidades, no cenário político-educacional contemporâneo, de questões sociais referentes a temas emergentes, tais como: direitos humanos, cultura de paz, diversidade, ECA, entre outros.
3.3. Impactos das
políticas públicas na gestão e no trabalho docente
Desafios da escola e do trabalho docente diante das repercussões das políticas públicas de educação, considerando o projeto político pedagógico da escola e os processos avaliativos em desenvolvimento no cenário nacional.
Desafios da escola e do trabalho docente diante das repercussões das políticas públicas de educação, considerando o projeto político pedagógico da escola e os processos avaliativos em desenvolvimento no cenário nacional.
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