segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Mestrando do GTPS Conclui Investigação Sobre Identidade Profissional de Docentes da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu

José Carlos C. Aleixo

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Título: “Qualificação Profissional e Identidade Docente”

Autor: José Carlos da Costa Aleixo

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Data: 19/02/2014
Horário: 10h     
Local: PPGEduc/UFRRJ – Instituto Multidisciplinar - Av. Gov. Roberto Silveira, S/Nº - Nova Iguaçu – RJ (Próximo ao Viaduto da Posse) - Sala 209 do Módulo Multimídia

Banca Examinadora: 
Profª Drª. Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos – UFRRJ (orientadora) 
Profª Drª. Sandra Sales – UFRRJ 
Profª Drª. Jussara Marques de Macedo – UFRJ

RESUMO:

A profissão docente, a cada dia, atrai menos profissionais e, muitas vezes, os que a escolhem fazem-no por motivos alheios às características da profissão. Em sua maioria, trata-se de mulheres oriundas das camadas sociais média e média-baixa, cuja opção de formação profissional é o curso normal, de nível médio, e os cursos de licenciatura, de nível superior. A escolha de tais cursos é feita em razão da dificuldade de acesso aos cursos de nível médio e de graduação mais concorridos e, ainda, em virtude de ser uma opção de formação que garante acesso mais rápido ao mercado de trabalho. Essa opção profissional é muitas vezes vista como provisória, já que se visa a uma futura docência em nível superior ou mesmo à atuação em outras áreas. A esse quadro se somam as mais variadas dificuldades enfrentadas pelas professoras e pelos professores atuantes no sistema público de ensino, comprometendo sua autoestima e sua prática docente. Além de todas essas dificuldades, sua formação profissional apresenta lacunas, sobretudo no que toca a formação para a prática docente, que se resume a umas poucas horas de estágio. Frente aos desafios enfrentados, a identidade docente, que começa a se construir na formação profissional e se consolida ao longo da prática, fica comprometida e gera, nesse profissional, uma crise de identidade, uma contradição entre o eu ideal - ou as expectativas em torno de suas funções - e o eu real - que o espera cotidianamente nas escolas. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi o de investigar o impacto da qualificação profissional na (re)construção da identidade docente.
Os sujeitos pesquisados foram professores e professoras do 1º segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Nova Iguaçu, cujo perfil, em 2011, era: mulher entre 26 e 40 anos, casada, com renda familiar acima de R$ 3.000,00; possuidora de casa própria e de automóvel, utilizado para se deslocar entre as escolas onde trabalha; formada entre 1991 e 2005 em Curso de Pedagogia. Tal perfil, traçado com respaldo em dados coletados em 2011, foi analisado e apresentado como conclusão parcial desta pesquisa.  Em 2013, foram realizados dois grupos focais, com uma parcela do professorado da primeira pesquisa, com o objetivo de complementar os dados colhidos na primeira pesquisa. Com base nesses resultados, percebeu-se que o atual modelo de formação em serviço da Rede em xeque não é apropriado para reverter o quadro de desânimo do professorado com a profissão. Fatores como a desvalorização da profissão, a falta de investimentos, os salários incompatíveis com a formação, as condições precárias de trabalho, o desrespeito dos alunos para com os professores, a falta de apoio das famílias, a formação profissional insatisfatória, a qualificação profissional fragmentada, dentre outras, comprometem a autoestima docente e impactam sua identidade. Portanto, o estudo aponta a necessidade da busca de novas configurações de qualificação profissional, com a participação do professorado em sua construção, de modo a possibilitar o surgimento de movimentos instituintes, já incipientes, visando a elevação da autoestima dos docentes, e a (re)construção de sua identidade profissional.

Palavras-chave: Formação Profissional; Qualificação Profissional; Práxis Docente; Identidade Docente; Experiências Instituintes.