José Carlos C. Aleixo |
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
Título: “Qualificação Profissional e Identidade Docente”
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação,
Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do
Rio de Janeiro.
Data: 19/02/2014
Horário: 10h
Local: PPGEduc/UFRRJ – Instituto Multidisciplinar - Av. Gov.
Roberto Silveira, S/Nº - Nova Iguaçu – RJ (Próximo ao Viaduto da Posse) -
Sala 209 do Módulo Multimídia
Banca Examinadora:
Profª Drª. Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos – UFRRJ
(orientadora)
Profª Drª. Sandra Sales – UFRRJ
Profª Drª. Jussara Marques de Macedo – UFRJ
RESUMO:
A profissão docente, a cada dia,
atrai menos profissionais e, muitas vezes, os que a escolhem fazem-no por
motivos alheios às características da profissão. Em sua maioria, trata-se de
mulheres oriundas das camadas sociais média e média-baixa, cuja opção de
formação profissional é o curso normal, de nível médio, e os cursos de licenciatura,
de nível superior. A escolha de tais cursos é feita em razão da dificuldade de
acesso aos cursos de nível médio e de graduação mais concorridos e, ainda, em
virtude de ser uma opção de formação que garante acesso mais rápido ao mercado
de trabalho. Essa opção profissional é muitas vezes vista como provisória, já
que se visa a uma futura docência em nível superior ou mesmo à atuação em
outras áreas. A esse quadro se somam as mais variadas dificuldades enfrentadas
pelas professoras e pelos professores atuantes no sistema público de ensino,
comprometendo sua autoestima e sua prática docente. Além de todas essas
dificuldades, sua formação profissional apresenta lacunas, sobretudo no que
toca a formação para a prática docente, que se resume a umas poucas horas de
estágio. Frente aos desafios enfrentados, a identidade docente, que começa a se
construir na formação profissional e se consolida ao longo da prática, fica
comprometida e gera, nesse profissional, uma crise de identidade, uma
contradição entre o eu ideal - ou as
expectativas em torno de suas funções - e o eu
real - que o espera cotidianamente nas escolas. Nesse contexto, o objetivo
desta pesquisa foi o de investigar o impacto da qualificação profissional na
(re)construção da identidade docente.
Os sujeitos pesquisados foram professores
e professoras do 1º segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Nova
Iguaçu, cujo perfil, em 2011, era: mulher entre 26 e 40 anos, casada, com renda
familiar acima de R$ 3.000,00; possuidora de casa própria e de automóvel,
utilizado para se deslocar entre as escolas onde trabalha; formada entre 1991 e
2005 em Curso de Pedagogia. Tal perfil, traçado com respaldo em dados coletados
em 2011, foi analisado e apresentado como conclusão parcial desta pesquisa. Em 2013, foram realizados dois grupos focais,
com uma parcela do professorado da primeira pesquisa, com o objetivo de
complementar os dados colhidos na primeira pesquisa. Com base nesses
resultados, percebeu-se que o atual modelo de formação em serviço da Rede em xeque
não é apropriado para reverter o quadro de desânimo do professorado com a
profissão. Fatores como a desvalorização da profissão, a falta de
investimentos, os salários incompatíveis com a formação, as condições precárias
de trabalho, o desrespeito dos alunos para com os professores, a falta de apoio
das famílias, a formação profissional insatisfatória, a qualificação
profissional fragmentada, dentre outras, comprometem a autoestima docente e
impactam sua identidade. Portanto, o estudo aponta a necessidade da busca de
novas configurações de qualificação profissional, com a participação do
professorado em sua construção, de modo a possibilitar o surgimento de
movimentos instituintes, já incipientes, visando a elevação da autoestima dos
docentes, e a (re)construção de sua identidade profissional.
Palavras-chave:
Formação Profissional; Qualificação Profissional; Práxis Docente; Identidade
Docente; Experiências Instituintes.