domingo, 2 de fevereiro de 2014

Mestranda do GTPS Conclui Pesquisa Sobre Estágio Supervisionado na Formação de Técnicos do IFRJ

Suíze Gomes Martinez

DEFESA DE DISSERTAÇÃO


Título: "Concepções e práticas de estágio supervisionado no Campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro"

Autora: Suíze Gomes Martinez 


Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, UFRRJ

Data: 24/02/2014
Hora: 09 horas
Local: PPGEduc/UFRRJ – Instituto Multidisciplinar - Av. Gov. Roberto Silveira, S/Nº - Nova Iguaçu – RJ (Próximo ao Viaduto da Posse) - Sala 209 do Módulo Multimídia

Banca:

Prof.  Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
Profª. Drª. Celia Regina Otranto – UFRRJ
Profª. Drª. Jussara Marques de Macedo – UFRJ 


RESUMO: As mudanças no trabalho, na produção e na mediação do conflito de classes desencadeadas nas últimas décadas são responsáveis também pelas reformulações na Educação Profissional e, consequentemente, no estágio supervisionado – uma das práticas sociais mais comuns e polêmicas na formação para o trabalho –, com vistas a ajustar a formação do trabalhador às demandas atuais de competitividade e produtividade das empresas. Este trabalho se propõe a analisar as concepções e práticas de estágio supervisionado e seu impacto na formação de técnicos de nível médio. Para isto, toma-se como referência empírica o trabalho educativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O IFRJ é um dos 38 Institutos Federais pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cujas diretrizes pedagógicas e administrativas servem de referência para demais instituições de ensino do país. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter descritivo, que se enquadra na categoria de levantamento, onde são utilizados questionários, entrevistas semiestruturadas, observação não participante e técnica de grupo focal para coleta de dados, além de fontes bibliográficas primárias e secundárias. Para tal análise, toma-se como amostra os cursos técnicos de nível médio ofertados no Campus Duque de Caxias do IFRJ, são eles: o Curso Técnico em Plásticos e o Curso Técnico em Petróleo e Gás, nas modalidades integrado e concomitante; o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, na modalidade concomitante; e o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade integrado, ofertado no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
A partir da análise, verificou-se que a atividade de estágio supervisionado no campus investigado, por vezes, afasta-se de seu papel formativo, devido a sua descaracterização como atividade curricular teórico/prática, o que é demonstrado pelas diferentes lacunas presentes no desenvolvimento das atividades de estágio supervisionado na instituição investigada. Soma-se a isso a falta de articulação entre o estágio supervisionado e a proposta pedagógica dos cursos. Atrelados a esse cenário, constatamos grande expectativa dos alunos, professores, gestores e demais sujeitos envolvidos no desenvolvimento das atividades de estágio supervisionado de que essa experiência tenha carácter substantivo no processo formativo, o que expressa certa supervalorização da prática em detrimento da teoria na formação dos técnicos, como se fosse possível fragmentar teoria-prática em dois processos cognitivos distintos. A partir desses resultados, conclui-se que a potencialidade desse ato educativo está aquém do aspecto formativo esperado, de modo que, em alguns momentos, essas atividades de estágio supervisionado transformam-se em propícia oportunidade para que algumas empresas concedentes contratem estagiários para exercerem atividades produtivas a baixo custo e sem encargos trabalhistas, em vez de exercerem atividades formativas, o que caracteriza deturpação da atividade de estágio em trabalho precário.
Palavras-Chave: Estágio Supervisionado; Ensino Técnico; Ensino Médio; Educação Profissional; Qualificação Profissional.