sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Proposta de Pesquisa Sobre Estágio Supervisionado no IFAP/Campus Laranjal do Jari é Submetida à Exame de Qualificação no PPGEA



Estudantes do Campus Laranjal do Jari do IFAP

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Título: Concepções e práticas de estágio supervisionado no Campus Laranjal do Jari do
           Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.


Autora: NAZARIO, Marianise Paranhos Pereira

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, UFRRJ

Data: 24/09/2013
Horário: 13h:30min.
Local: PPGEA/UFRRJ – Instituto de Agronomia
          BR 465, Km 07 – Campus da UFRRJ
          Seropédica - RJ

Banca:
Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
Profª. Drª. Nádia Maria Pereira de Souza – UFRRJ
Profª. Drª. Jussara Marques de Macedo – UFRJ

RESUMO: Este estudo pretende verificar as concepções e práticas de estágio curricular supervisionado desenvolvidas no Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP/Laranjal do Jari). Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter descritivo, que utiliza como instrumentos de coleta de dados questionários, entrevistas semi-estruturadas, análise de fontes primárias, grupo focal e observação. A partir da análise da organização e do funcionamento das atividades de estágio supervisionado, bem como das concepções que docentes discentes e gestores têm acerca delas, o estudo se propões a levantar as contradições, os desafios e possibilidades que a atividade de estágio supervisionado comporta na formação de técnicos de nível médio. Para isto, a investigação se propõe a: 1) descrever o IFAP/Laranjal do Jari, demonstrando como se organiza, qual o seu papel social, político e econômico; 2) descrever o modelo de estágio curricular utilizado nos cursos técnicos de nível médio desse Campus; 3) Identificar as expectativas e concepções dos alunos, das empresas concedentes de estágio, dos docentes e dos gestores a respeito do Estágio Supervisionado; 4) apresentar quais os principais desafios dos estudantes na realização do estágio curricular; 5) analisar a percepção do estagiário acerca do potencial pedagógico da atividade de estágio; 6) identificar a relação entre precarização do trabalho e a experiência do estágio curricular no campus investigado. Com esse estudo, espera-se construir conhecimentos mais aprofundados sobre a prática educativa do IFAP/Laranjal do Jari, em especial sobre a atividade de estágio supervisionado, de modo a contribuir com a melhoria do ensino técnico profissionalizante ofertado pela instituição.
Palavras-Chave: Estágio Supervisionado; Ensino Médio; Ensino Técnico; Educação Profissional; IFAP/Laranjal do Jari.