EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Título: Concepções e Práticas de Estágio Supervisionado no Campus Macapá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.
Autora: SANTOS, Fátima Sueli Oliveira dos
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, UFRRJ
Data: 24/09/2013
Hora: 14h:30min
Local: PPGEA/UFRRJ – Instituto de Agronomia
BR 465, Km 07 – Campus da UFRRJ
Seropédica - RJ
Banca:
Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
Profª. Drª. Nádia Maria Pereira de Souza – UFRRJ
Profª. Drª. Jussara Marques de Macedo – UFRJ
RESUMO: Este
estudo faz um levantamento das concepções e práticas de estágio supervisionado desenvolvidas no Campus Macapá do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
(IFAP/Macapá). Esta é mais uma proposta de pesquisa integrada aos estudos do GTPS que analisam as atividades de estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise
qualitativa, de caráter descritivo, que utiliza como instrumentos de
coleta de dados questionários, entrevistas semi-estruturadas, análise de
fontes primárias, grupo focal e observação. A partir do depoimento dos sujeitos envolvidos com as atividades de estágio desenvolvidas pela instituição de ensino, de análise de fontes primárias e revisão de literatura, a pesquisa analisa contradições, desafios e
possibilidades que a atividade de estágio supervisionado comporta na
formação de técnicos de nível médio. Neste sentido, a investigação se propõe
a: 1) descrever o trabalho pedagógico do IFAP/Macapá, sua organização administrativa e seu papel social, político e econômico; 2) descrever o modelo de
estágio supervisionado desenvolvido por estudantes dos cursos técnicos de nível médio desse
Campus; 3) Identificar as expectativas e concepções dos alunos, dos docentes, dos gestores e das
empresas concedentes a respeito
do Estágio Supervisionado; 4) identificar os principais desafios
dos estudantes na realização do estágio curricular; 5) analisar a
percepção do estagiário acerca do potencial pedagógico da atividade de
estágio; 6) identificar a relação entre precarização do trabalho e a
experiência do estágio supervisionado no campus investigado. Com esse
estudo, espera-se construir para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico do IFAP/Macapá no que tange ao desenvolvimento de atividades de estágio supervisionado.
Palavras-Chave: Estágio Supervisionado; Ensino Médio; Ensino Técnico; Educação Profissional; IFAP/Macapá.