segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Proposta de Pesquisa Sobre Estágio Supervisionado no IFAP/Macapá Também é Submetida à Exame de Qualificação no PPGEA

EXAME DE QUALIFICAÇÃO


Título: Concepções e Práticas de Estágio Supervisionado no Campus Macapá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.

Autora: SANTOS, Fátima Sueli Oliveira dos

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, UFRRJ

Data: 24/09/2013
Hora: 14h:30min
Local: PPGEA/UFRRJ – Instituto de Agronomia
          BR 465, Km 07 – Campus da UFRRJ
          Seropédica - RJ


Banca:
Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
Profª. Drª. Nádia Maria Pereira de Souza – UFRRJ
Profª. Drª. Jussara Marques de Macedo – UFRJ



RESUMO: Este estudo faz um levantamento das concepções e práticas de estágio  supervisionado desenvolvidas no Campus Macapá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP/Macapá). Esta é mais uma proposta de pesquisa integrada aos estudos do GTPS que analisam as atividades de estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter descritivo, que utiliza como instrumentos de coleta de dados questionários, entrevistas semi-estruturadas, análise de fontes primárias, grupo focal e observação. A partir do depoimento dos sujeitos envolvidos com as atividades de estágio desenvolvidas pela instituição de ensino, de análise de fontes primárias e revisão de literatura, a pesquisa analisa contradições, desafios e possibilidades que a atividade de estágio supervisionado comporta na formação de técnicos de nível médio. Neste sentido, a investigação se propõe a: 1) descrever o trabalho pedagógico do IFAP/Macapá, sua organização administrativa e seu papel social, político e econômico; 2) descrever o modelo de estágio supervisionado desenvolvido por estudantes dos cursos técnicos de nível médio desse Campus; 3) Identificar as expectativas e concepções dos alunos, dos docentes, dos gestores e das empresas concedentes a respeito do Estágio Supervisionado; 4) identificar os principais desafios dos estudantes na realização do estágio curricular; 5) analisar a percepção do estagiário acerca do potencial pedagógico da atividade de estágio; 6) identificar a relação entre precarização do trabalho e a experiência do estágio supervisionado no campus investigado. Com esse estudo, espera-se construir para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico do IFAP/Macapá no que tange ao desenvolvimento de atividades de estágio supervisionado.
Palavras-Chave: Estágio Supervisionado; Ensino Médio; Ensino Técnico; Educação Profissional; IFAP/Macapá.