Membros da linha de pesquisa "Trabalho e Educação" do GTPS avançam em investigação sobre concepções e práticas de estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio. Sob coordenação do Dr. José dos Santos Souza, já estão sendo realizadas entrevistas, aplicação de questionários e sessões de grupo focal em instituições de ensino profissionalizante localizadas em diferentes regiões do país.
Campus de Nova Iguaçu |
A investigação parte da consideração de que, nos
cursos técnicos de nível médio sempre existiu preocupação em mediar teoria e
prática. As formas mais comuns adotadas são aulas práticas em laboratórios, aulas de campo e o estágio supervisionado. Dentre estas alternativas, esta última é de fato
a mais polêmica, pois apresenta muitas dificuldades de realização que, às
vezes, comprometem seus objetivos e metas, são elas: a) mau relacionamento entre instituição de ensino e
empresas; b) disparidade entre interesses da instituição de ensino, do
estagiário e das empresas; c) desarticulação entre currículo do curso e
experiência do estágio; d) escassez de vagas para estágio curricular. Tudo isso
contribui para a não conclusão do estágio, o que protela ou impede a
certificação e aumenta o índice de retenção no processo de formação. Apesar da recorrência destes problemas no cotidiano escolar de instituições de ensino profissional, eles sempre estiveram à margem do debate educacional. De modo geral, o debate sobre estágio supervisionado fica restrito à formação docente e poucas vezes os cientistas da educação se preocupam com o papel dessa atividade na formação de técnicos de nível médio.
Sede do PPGEA |
A investigação consiste em uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de
caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas do tipo
levantamento. Para a coleta de dados, são utilizados questionários fechados, entrevistas
semiestruturadas, observação e técnica de grupo focal, embora também se utilize de consulta a fontes bibliográficas primárias e
secundárias.
Os últimos vinte anos, ou seja, o período de 1994 e 2014, é o recorte histórico da análise desenvolvida pelos pesquisadores do GTPS. Tal opção se deve ao fato de o conjunto de reformas na política pública de formação para o trabalho para ajustar o sistema educacional às demandas de produtividade e competitividade das empresas coincidir com os dois mandatos consecutivos do Governo Fernando Henrique Cardoso e do Governo Lula da Silva e se estendem nos dois mandatos consecutivos do Governo Dilma Rousseff, bem como coincidem com as ações das empresas para reestruturação do trabalho e da produção. Esse período, portanto, comporta a incidência de profundas transformações quantitativas e
qualitativas no tratamento dado pelo Estado e pelo empresariado à formação do trabalhador. De modo integrado a esse projeto, quatro dissertações de mestrado vêm sendo desenvolvidas. Uma pela mestranda Suíze Gomes Martinez e outra pela mestranda Vivian Souza dos Santos, ambas do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc); e outras duas, de Fátima Sueli Oliveira dos Santos e de Marianize Paranhos P. Nazário, ambas do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA). Três dessas dissertações de mestrado investigam as concepções e práticas de estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio em unidades educativas da Rede Federal de Educação Profisisonal, Científica e Tecnológica, são elas: o Campus Duque de Caxias, do IFRJ; o Campus Macapá e o Campus Laranjal do Jari, do IFAP. Uma restante investiga as concepções e práticas de estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio em unidades educativas vinculadas à Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro. Essas quatro dissertações passaram recentemente por exame de qualificação e suscitaram muitas expectativas aos membros das bancas examinadora em relação a seu resultado final. Atuando diretamente na equipe executora da pesquisa, com participação na elaboração e na aplicação dos instrumentos de coleta de dados, essas mestrandas desenvolvem seus trabalhos de forma articulada ao desenvolvimento do Projeto de Pesquisa que as ampara, estabelecendo uma dinâmica de parceria e construção coletiva bastante instigante para todos os membros da equipe.
Espera-se que a conclusão desse projeto de pesquisa traga elementos que possam contribuir para uma visão mais objetiva por parte dos profissionais da educação acerca das potencialidade, dos limites e dos desafios inerentes ao desenvolvimento das atividades de estágio supervisionado em instituições de ensino técnico de nível médio de todo o país. Além disso, espera-se que, com a conclusão do trabalho, e equipe possa propor ações concretas para a melhoria da gestão de atividades de estágio supervisionado e para o aprofundamento das reflexões e das ações de mediação entre teoria e prática no processo de ensino/aprendizagem em cursos técnicos de nível médio. De modo mais específico, a conclusão desse projeto contribuirá significativamente para o aprimoramento de disciplinas da graduação e da pós-graduação da UFRRJ.
O projeto se estende até fevereiro de 2015 e, até lá, há possibilidades de integração de novos mestrandos interessados em desenvolver seus estudos de forma integrada à equipe de pesquisa do GTPS.