quarta-feira, 25 de setembro de 2013

AVANÇAM OS ESTUDOS SOBRE MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E O MUNDO DO TRABALHO

Membros da linha de pesquisa "Trabalho e Educação" do GTPS avançam em investigação sobre concepções e práticas de estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio. Sob coordenação do Dr. José dos Santos Souza, já estão sendo realizadas entrevistas, aplicação de questionários e sessões de grupo focal em instituições de ensino profissionalizante localizadas em diferentes regiões do país.

Campus de Nova Iguaçu
   O projeto de pesquisa intitulado "Mediações Entre a Escola e o Mundo do Trabalho na Formação de Técnicos de Nível Médio", coordenado pelo Dr. José dos Santos Souza, conta com uma equipe composta por profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e por alunos de graduação e  pós-graduação da UFRRJ, todos vinculados à linha de pesquisa "Trabalho e Educação" do GTPS. Em andamento desde março de 2013, este projeto trás à tona o debate acerca das dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino profissional e pelos estudantes do ensino técnico no desenvolvimento de atividades de estágio supervisionado. Essas dificuldades têm sido agravadas pelo contexto de desemprego e de precarização do trabalho vivido nas últimas décadas e pelas mudanças sofridas na educação profissional e na gestão do trabalho e da produção nas empresas. Em busca de uma compreensão mais aprofundada sobre essas dificuldades, o projeto se propõe a investigar as concepções e práticas de estágio supervisionado desenvolvido em instituições de técnico de nível médio para verificar se as mudanças recentes ocorridas nas atividades de estágio permitem que este tipo de atividade seja identificado com o que a sociologia do trabalho tem denominado de “trabalho precário”. 

   A investigação parte da consideração de que, nos cursos técnicos de nível médio sempre existiu preocupação em mediar teoria e prática. As formas mais comuns adotadas são aulas práticas em laboratórios, aulas de campo e o estágio supervisionado. Dentre estas alternativas, esta última é de fato a mais polêmica, pois apresenta muitas dificuldades de realização que, às vezes, comprometem seus objetivos e metas, são elas: a) mau relacionamento entre instituição de ensino e empresas; b) disparidade entre interesses da instituição de ensino, do estagiário e das empresas; c) desarticulação entre currículo do curso e experiência do estágio; d) escassez de vagas para estágio curricular. Tudo isso contribui para a não conclusão do estágio, o que protela ou impede a certificação e aumenta o índice de retenção no processo de formação. Apesar da recorrência destes problemas no cotidiano escolar de instituições de ensino profissional, eles sempre estiveram à margem do debate educacional. De modo geral, o debate sobre estágio supervisionado fica restrito à formação docente e poucas vezes os cientistas da educação se preocupam com o papel dessa atividade na formação de técnicos de nível médio.
Sede do PPGEA
   A investigação consiste em uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas do tipo levantamento. Para a coleta de dados, são utilizados questionários fechados, entrevistas semiestruturadas, observação e técnica de grupo focal, embora também se utilize de consulta a fontes bibliográficas primárias e secundárias.
   Os últimos vinte anos, ou seja, o período de 1994 e 2014, é o recorte histórico da análise desenvolvida pelos pesquisadores do GTPS. Tal opção se deve ao fato de o conjunto de reformas na política pública de formação para o trabalho para ajustar o sistema educacional às demandas de produtividade e competitividade das empresas coincidir com os dois mandatos consecutivos do Governo Fernando Henrique Cardoso e do Governo Lula da Silva e se estendem nos dois mandatos consecutivos do Governo Dilma Rousseff, bem como coincidem com as ações das empresas para reestruturação do trabalho e da produção. Esse período, portanto, comporta a incidência de profundas transformações quantitativas e qualitativas no tratamento dado pelo Estado e pelo empresariado à formação do trabalhador.
   De modo integrado a esse projeto, quatro dissertações de mestrado vêm sendo desenvolvidas. Uma pela mestranda Suíze Gomes Martinez e outra pela mestranda Vivian Souza dos Santos, ambas do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc); e outras duas, de Fátima Sueli Oliveira dos Santos e de Marianize Paranhos P. Nazário, ambas do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA). Três dessas dissertações de mestrado investigam as concepções e práticas de estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio em unidades educativas da Rede Federal de Educação Profisisonal, Científica e Tecnológica, são elas: o Campus Duque de Caxias, do IFRJ; o Campus Macapá e o Campus Laranjal do Jari, do IFAP. Uma restante investiga as concepções e práticas de estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio em unidades educativas vinculadas à Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro. Essas quatro dissertações passaram recentemente por exame de qualificação e suscitaram muitas expectativas aos membros das bancas examinadora em relação a seu resultado final. Atuando diretamente na equipe executora da pesquisa, com participação na elaboração e na aplicação dos instrumentos de coleta de dados, essas mestrandas desenvolvem seus trabalhos de forma articulada ao desenvolvimento do Projeto de Pesquisa que as ampara, estabelecendo uma dinâmica de parceria e construção coletiva bastante instigante para todos os membros da equipe.
   Espera-se que a conclusão desse projeto de pesquisa traga elementos que possam contribuir para uma visão mais objetiva por parte dos profissionais da educação acerca das potencialidade, dos limites e dos desafios inerentes ao desenvolvimento das atividades de estágio supervisionado em instituições de ensino técnico de nível médio de todo o país. Além disso, espera-se que, com a conclusão do trabalho, e equipe possa propor ações concretas para a melhoria da gestão de atividades de estágio supervisionado e para o aprofundamento das reflexões e das ações de mediação entre teoria e prática no processo de ensino/aprendizagem em cursos técnicos de nível médio. De modo mais específico, a conclusão desse projeto contribuirá significativamente para o aprimoramento de disciplinas da graduação e da pós-graduação da UFRRJ.
   O projeto se estende até fevereiro de 2015 e, até lá, há possibilidades de integração de novos mestrandos interessados em desenvolver seus estudos de forma integrada à equipe de pesquisa do GTPS.