sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mestranda do GTPS Investiga Concepções e Práticas de Estágio Supervisionado

A partir da experiência do Campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Suíze Martinez se dedica à análise das práticas de estágio supervisionado nos cursos técnicos de nível médio. Com o estudo, a mestranda pretende contribuir para melhorias no trabalho pedagógico da instituição onde atua como pedagoga, na função de Coordenadora Técnico Pedagógica.

 
Suíze Gomes Martinez

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Título: Concepções e práticas de estágio supervisionado no Campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Autora: MARTINEZ, Suíze Gomes

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) – UFRRJ.

Data: 27/08/2013

Horário: 10h:30min.

Local: Instituto Multidisciplinar/UFRRJ 

Banca Examinadora:
Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) - UFRRJ
Profª. Drª. Célia Regina Otranto - UFRRJ
Profª. Drª. Jussara Marques de Macedo - UFRJ
 
RESUMO: As mudanças no trabalho, na produção e na mediação do conflito de classes desencadeadas nas últimas décadas são responsáveis também pelas reformulações na Educação Profissional e, consequentemente, no estágio supervisionado – uma das práticas sociais mais comuns e polêmicas na formação para o trabalho –, com vistas a ajustar a formação do trabalhador às demandas atuais de competitividade e produtividade das empresas. Este trabalho se propõe à análise das concepções e práticas de estágio supervisionado e seu impacto na formação de técnicos de nível médio. Para isto, toma-se como referência empírica o trabalho educativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Duque de Caxias. O IFRJ é um dos 38 Institutos Federais pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que seguem as mesmas diretrizes pedagógicas e administrativas e são referência para demais instituições de ensino do país. Trata-se de uma análise qualitativa, de caráter descritivo, que se enquadra na categoria de levantamento, onde são utilizadas fontes bibliográficas primárias e secundárias, questionários fechados, entrevistas semiestruturadas, observação não participante e técnica de grupo focal para coleta de dados. Para tal análise, toma-se como amostra os cursos profissionalizantes de nível médio ofertados no Campus Duque de Caxias do IFRJ, são eles: o Curso Técnico em Plásticos e o Curso Técnico em Petróleo e Gás, nas modalidades integrado e concomitante; o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, na modalidade concomitante; e o Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade integrado, ofertado no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Espera-se como resultado desta investigação a compreensão de em que medida o estágio supervisionado atende o objetivo a que se propõe, que é habilitar o estudante para o exercício da profissão e integrar às diversas aprendizagens por meio da articulação entre teoria e prática, e como os sujeitos envolvidos (estudantes, docentes e empresários) atuam em busca de alcançar esse objetivo. Diante da carência de estudos sobre estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio, tal análise pode contribuir significativamente para a formação dos trabalhadores, além de somar esforços na construção de conhecimento na área de Trabalho e Educação.
Palavras-Chave: Estágio Supervisionado; Ensino Técnico; Ensino Médio; Educacao Profissional; Qualificação Profissional.