sexta-feira, 12 de julho de 2013

Qualificação Profissional e Identidade Docente

A partir de um estudo de caso, membro do GTPS investiga relação entre atividades de formação continuada de professores e a construção da identidade docente na Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu (RJ).

José Carlos da Costa Aleixo


EXAME DE QUALIFICAÇÃO


Título: A qualificação profissional como veículo da (re)construção da identidade docente: estudo de caso do 1º segmento do ensino fundamental da Rede Municipal de Nova Iguaçu/RJ.”






Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Data do Exame: 31/07/2013

Horário: 15h     

Local: Instituto Multidisciplinar/UFRRJ


Banca Examinadora: 

Profª Dra. Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos – UFRRJ (orientadora) 

Profª Dra. Célia Linhares – UFRRJ 

Profª Dra. Jussara Marques de Macedo - UFRJ


RESUMO: A profissão docente a cada dia atrai menos profissionais e muitas vezes os que a escolhem fazem-no por motivos alheios às características da profissão. Em sua maioria mulheres oriundas das camadas sociais mais pobres, têm como opção de formação profissional o curso normal, de nível médio, e os cursos de licenciatura, de nível superior. A escolha de tais cursos se dá pela dificuldade de acesso aos cursos de nível médio e graduação mais concorridos e ainda por se tratar de uma opção de formação que garante acesso mais rápido ao mercado de trabalho. Esta opção profissional é muitas vezes vista como provisória, visando uma futura docência em nível superior ou mesmo à atuação em outras áreas. A esse quadro se somam as mais variadas dificuldades enfrentadas pelas professoras e professores atuantes no sistema público de ensino, comprometendo sua autoestima e  prática docente. Além de todas essas dificuldades, sua formação inicial apresenta lacunas, sobretudo no que toca a formação para a prática docente, que se resume a umas poucas horas de estágio. Frente aos desafios enfrentados na docência, sua identidade, que começa a se construir na formação profissional inicial e vai se consolidando ao longo da prática, fica comprometida e gera nesse profissional uma crise de identidade,  uma contradição entre o “eu ideal” ou as expectativas em torno do seu papel,  e o “eu real” que o espera cotidianamente nas escolas. Assim, o objetivo desta pesquisa é o de investigar o impacto da qualificação profissional na (re)construção da identidade docente. Os sujeitos pesquisados são docentes do 1º segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Nova Iguaçu, cujo perfil é: mulher entre 26 e 40 anos, casada, com renda familiar acima de R$ 3.000,00; possuidora de casa própria e de automóvel, utilizado para se deslocar entre as escolas onde trabalha; formada entre 1991 e 2005 em Curso de Pedagogia. Tal perfil foi traçado com respaldo em dados coletados em 2011 que agora estão sendo analisados e apresentados como pesquisa do conclusão do Curso de Mestrado em Educação na UFRRJ. Com base nesses resultados, percebe-se que o atual modelo de formação em serviço da Rede em xeque não é apropriado para reverter o quadro de desânimo com a profissão docente. Fatores como a desvalorização da profissão, a falta de investimentos, os baixos salários, as más condições de trabalho, a falta de respeito dos alunos para com os professores, a falta de apoio das famílias, a formação docente inicial insatisfatória, dentre outras, comprometem a autoestima docente e impactam sua identidade. Portanto, o estudo aponta a necessidade de busca de um novo modelo de qualificação profissional, com a participação dos professores em sua construção, de modo a possibilitar a elevação da autoestima dos docentes e a (re)construção de sua identidade profissional.



Palavras-chave: Formação Inicial; Qualificação Profissional; Práxis Docente; Identidade Docente; Movimentos Instituintes.