terça-feira, 25 de junho de 2013

Membro do GTPS Publica Resultados de Pesquisa em Evento Científico na Universidade Federal de Uberlândia


 Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, por meio da Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação, o VII Simpósio Internacional  O Estado e as políticas educacionais no tempo presente ocorreu entre os dias 19 a 21 de junho de 2013. O Simpósio propunha-se a desenvolver análises e debates sobre as políticas educacionais em diferentes países, tendo como objetivo, colocar em relevo reflexões sobre as proposições das políticas públicas ensejadas por diferentes atores sociais no contexto atual. Os enfoques de tais temas foram abordados a partir de uma perspectiva multidisciplinar e interinstitucional, reunindo pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e diferentes realidades, além de alunos da graduação, profissionais da área de educação e integrantes dos movimentos sociais.
O evento proporcionou o desenvolvimento de reflexões, análises e avaliações das políticas educacionais e suas vinculações com as novas configurações do Estado no tempo presente; proporcionou o intercâmbio entre pesquisadores, profissionais da educação e integrantes de movimentos sociais; contribuiu na difusão de resultados de pesquisas na área de políticas e gestão da educação, contribuindo para a publicização de novos conhecimentos desse campo de estudos.
O Prof. José dos Santos Souza, que coordenou o Projeto de Pesquisa intitulado "Trabalho, Juventude e Educação Profissional: a pedagogia política dos programas governamentais de inclusão de jovens", realizado no período de março de 2011 de a fevereiro de 2013, apresentou um trabalho que era fruto desta investigação. Sob o título de "Os Programas Governamentais para a Inclusão Social de Jovens no Brasil: formar para a empregabilidade ou conformar na precariedade?", a Comunicação Oral foi feita no âmbito do Eixo Témático "Estado e políticas educacionais para inclusão e diversidade", no grupo que tratava de Políticas de educação de jovens e adultos.No trabalho, o pesquisador aponta que o Governo Brasileiro tem dado atenção especial aos jovens, dedicando-lhes programas sociais diversos, dentre os quais se destacam o PROJOVEM e o PROEJA. Em sua análise, o autor observa que a educação profissional integrada a estratégias de elevação de escolaridade tem sido uma característica recorrente desses programas. Entretanto, na sua avaliação, em vez de se identificar com a proposta de ensino integrado inspirada na “escola unitária” de Gramsci, como os documentos oficiais sugerem, na realidade, esta característica funciona como uma espécie de pedagogia política necessária à manutenção da hegemonia burguesa, uma vez que educa os jovens pobres para o desemprego e a precariedade social em que vivem.