terça-feira, 10 de julho de 2012

A Experiência do PROJOVEM no Município de Nova Iguaçu é tema de pesquisa de membro do GTPS

Ricardo de Souza Ribeiro

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Título: "A Experiência do PROJOVEM Urbano no Município de Nova Iguaçu/RJ: inclusão social ou conformação de jovens ao trabalho precário?"
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Data da Defesa: 30/07/2012

Banca Examinadora:

Dr.  José dos Santos Souza (Orientador) - UFRRJ

Drª. Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos - UFRRJ
Drª. Jussara Marques de Macedo - UFRJ

Resumo: A análise aqui desenvolvida parte do pressuposto de que, diante da crise estrutural do capital e decorrente processo de reestruturação produtiva e reforma do Estado, constata-se aumento significativo dos índices de desemprego e agravamento da precariedade do trabalho. Como parte deste mesmo fenômeno, percebe-se que a qualificação do trabalhador passa a ser conduzida, pelo menos no âmbito discursivo, ao status de fator de empregabilidade. No Brasil, estas transformações se evidenciam mais a partir de 1985, quando as empresas passaram a apresentar uma nova configuração dos processos de trabalho e de gestão da produção e o Estado renovou seus mecanismos de mediação do conflito de classe, combinando ampliação da participação e controle social das decisões estatais com reformulação dos mecanismos de conformação das camadas subalternas. Neste contexto, a população jovem desponta como o segmento mais penalizado pelos efeitos perversos desse processo. Por isso o Governo Brasileiro tem buscado atender esta parcela da população por meio de diversos programas sociais para a juventude. A educação profissional assume então papel relevante nesses programas.  Diante desta problemática, buscamos compreender como a política pública de trabalho e renda encampa a educação profissional como estratégia privilegiada tanto para garantir emprego e renda como também para conformar aqueles que jamais conseguirão se inserir no mercado de trabalho por meio da conquista de um emprego formal, com garantias de direitos trabalhistas. As políticas para a juventude têm contribuído mais para a conformação social desta parte da população, servindo como mecanismo de mediação do conflito de classe, do que para a qualificação técnico-profissionalizante. O PROJOVEM Urbano, na medida em que não foge à regra, tem servido como uma estratégia em favor do capital, na medida em que serve para conformação ao desemprego de boa parte das classes subalternas. Nesta proposta de investigação, tomamos como objeto de estudo experiência do PROJOVEM Urbano em Nova Iguaçu. Nosso objetivo é verificar se tal experiência confirma nossa hipótese de que o PROJOVEM, ao mesmo tempo em que abre oportunidade de escolarização básica e profissional para quem não teve oportunidade na idade própria, conforma política e ideologicamente amplo contingente de trabalhadores jovens à precariedade do mercado de trabalho.