quinta-feira, 10 de maio de 2012

GTPS inicia estudos sobre "Trabalho e Subjetividade"


UFRRJ / Campus Nova Iguaçu
    Na última Reunião Ordinária do GTPS, foi discutida sua dinâmica de estudo teórico. Nessa discussão, ficou demarcada a preocupação com a necessidade de se traçar roteiros de estudos capazes de integrar suas quatro linhas de pesquisa: "Trabalho e Educação"; "Trabalho e Gênero"; "Política Pública de Trabalho, Qualificação e Geração de Renda" e "Trabalho Docente". De acordo com esta linha, para suas atividades de estudos neste semestre, ficou definido o tema "Trabalho e Subjetividade". O entendimento foi que esse tema perpassa os interesses de pesquisa de todas as linhas do Grupo.
    Dentre um leque de propostas diversas, foi escolhido o livro "A Corrosão do Caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo", de Richard Sennett, editado pela Record, em 2004. Trata-se de um texto escrito em linguagem simples, embora aborde temas bastante complexos, onde o autor faz uma análise sociológica das transformações mais recentes do mundo do trabalho, a partir de entrevistas com executivos demitidos da IBM em Nova York, funcionários de uma padaria ultramoderna em Boston e outros trabalhadores. Nesse livro, Sennett argumenta que o capitalismo vive um novo momento caracterizado por uma natureza flexível, que ataca as formas rígidas da burocracia, as consequências da rotina exacerbada e os sentidos e significados do trabalho, o que provoca uma situação de ansiedade nas pessoas, que não sabem os riscos que estão correndo e a que lugar irão chegar, colocando em xeque o próprio senso de caráter pessoal.
    É interessante a forma como o autor aborda neste livro as alterações na subjetividade do trabalhador diante das mudanças recentes na sociedade capitalista. Ele faz uma interessante distinção entre a subjetividade do trabalhador no contexto da rigidez do fordismo e a formação de uma nova subjetividade, no contexto da reengenharia das corporações, com risco, flexibilidade, trabalho em rede e equipes que trabalham juntas durante um curto espaço de tempo, no qual o que importa é cada um ser capaz de se reinventar a toda hora.

Título: A Corrosão do Caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo 
Formato: Livro
Autor: SENNETT, Richard
Editora: Record
Assunto: Ciências Sociais – Sociologia
ISBN: 8501054615
Idioma: português
Edição:
Ano de Lançamento: 2004
Nº de páginas: 204
Valor: R$ 37,90
  

    Este livro de Sennet será discutido no próximo encontro do Grupo de Estudos do GTPS que ocorrerá no dia 15/05/2012, das 14 às 17h, na sala 210 do Módulo Multimídia do Instituto Multidisciplinar, Campus Nova Iguaçu (RJ). Endereço: Av. Gov. Roberto Silveira, s/nº (próximo à Garagem de Ônibus da Linave e ao Viaduto da Posse), Nova Iguaçu.
    A participação nas atividades do Grupo de Estudos do GTPS é restrita a seus membros, pois faz parte de uma estratégia de aprofundamento teórico para diversas investigações em andamento. Entretanto, existe possibilidade de pessoas externas ao Grupo participarem desses encontros de estudo, desde que seja enviada mensagem com pelo menos 72 horas de antecedência solicitando participação. Nessa mensagem, o interessado deve mencionar nome completo, vínculo institucional, telefone para contato e também justificar seu interesse pelo tema em discussão. Caberá à Coordenação do GTPS julgar a pertinência ou não da participação. Para manifestar interesse, clique aqui.