domingo, 15 de abril de 2012

Conheça o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Em 2009, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC)  apresentou à sociedade o "Catálogo Nacional de Cursos Técnicos". Esse Catálogo é o mecanismo da SETEC/MEC para organizar e orientar a oferta dos cursos técnicos de nível médio, fortalecendo sua identidade em sintonia com as demandas do setor produtivo, buscando articular oferta, escolha profissional e disponibilidades de postos de trabalho. A idéia é que, além de função reguladora, esse Catálogo cumpra também a função de fomentar a oferta de cursos de modo articulado aos arranjos socioprodutivos locais, pautada nos princípios de desenvolvimento socioeconômico sustentável, de empreendedorismo e de empregabilidade.
De cerca de 2.800 denominações distintas antes existentes, o Catálogo reduz para apenas 185 o número de possibilidades de formação para o trabalho, agrupadas em 12 categorias (Eixos Tecnológicos). Essa sistematização das denominações de cursos técnicos de nível médio pauta-se na articulação entre formação científica, formação profissional e formação cidadã. Para cada uma das denominações de curso, são definidas as atividades principais desempenhadas pelo técnico formado, destaques em sua formação, possibilidades de locais de atuação, infraestrutura recomendada e carga horária mínima, subsídios fundamentais para o exercício da cidadania.
Obviamente, a construção desse Catálogo se deu de acordo com a dinâmica própria da pedagogia política renovada do Neoliberalismo mediatizado pela Terceira Via, o que permite à SETEC/MEC proclamar que esse documento é mais um fruto de construção coletiva com participação de diferentes e importantes "atores" sociais que, "com generosidade, somaram esforços ao Ministério da Educação nesta importante iniciativa". Para acessar o documento na íntegra, Clique aqui.