quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Concluído estudo comparado sobre cooperativas-escola em instituiçoes da Rede Federal de Ensino Profissional, Científico e Tecnológico.

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Título: "O papel pedagógico das cooperativas-escola: um estudo comparativo da prática educativa do Campus Paraíso do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins, e do Campus Urutaí, do Instituo Federal Goiano"
Autora: PAULA, Alessandra Edna de.
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Data da Defesa: 28/10/2010
Banca Examinadora: 
Dr. José dos Santos Souza (Orientador) - UFRRJ
Drª. Célia Regina Otranto - UFRRJ
Dr. Dileno Dustan Lucas de Souza - UFV
Resumo: O texto faz uma análise comparativa e uma reflexão sobre o papel pedagógico das Cooperativas-Escolas implantadas no extinto CEFET Urutaí e extinta Escola Técnica de Palmas – UNED Paraíso do Tocantins, atualmente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Paraíso do Tocantins, respectivamente, em 1979 e em 2008. Buscamos identificar as suas conservações e mudanças, as particularidades, os objetivos e funcionamento, a partir da seguinte questão norteadora: no decorrer dos anos, houve mudanças significativas no papel político-pedagógico das Cooperativas-Escola? Objetivamos comparar a experiência da Cooperativa-Escola de Urutaí e a implantação em Paraíso do Tocantins, para explicitar o seu papel pedagógico na formação profissional. Como instrumentos principais de coleta de dados, usamos a revisão da literatura sobre o tema, em fontes bibliográficas e documentais, e também a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com sujeitos direta ou indiretamente envolvidos nas duas iniciativas. Constatamos que, mesmo sendo implantadas em períodos distintos, as duas Cooperativas possuem semelhanças e diferenças. As semelhanças estão relacionadas a questões organizacionais e à intenção de construir a cultura escolar cooperativa e ser um instrumento educacional capaz de aproximar teoria e prática. De outro lado, identificamos contradições entre uma e outra, especialmente quanto ao cumprimento de seus objetivos e à articulação entre aulas teóricas, prática educativa e preparação para o mercado de trabalho; além disso, a concepção que cada comunidade escolar local tem da respectiva Cooperativa-Escola, e quanto ao fato de os pesquisados enfatizarem a sua importância no processo educativo e na formação profissional, mas, ao mesmo tempo, afirmarem que elas não desempenham a primordial função pedagógica. Sendo assim, a pesquisa revelou que as contradições entre o discurso e a realidade foram as possíveis causas da descaracterização e finalização das Cooperativas estudadas. Ademais, constatamos que das reformas educacionais ocorridas no Brasil, entre as décadas de 1970 e 1990 (Lei 5.692/1971, LDB/1996 e Decretos N° 2.208/1997), a de 1971 teve grande influência na organização e no funcionamento das Cooperativas-Escola de modo geral. As demais reformas também tiveram, porém em menor proporção, visto que elas asseguravam a continuidade da formação profissional e a tentativa de articulação entre a educação e trabalho.
Palavras-Chave: Cooperativa-Escola – Educação Profissional – Ensino Técnico – Trabalho e Educação.