quarta-feira, 17 de março de 2010

Reunião do GTPS - 17/03/2010


Presentes: Carlos Cunha, Flávio Anício, Jose dos Santos Souza, Miriam Santos, e os alunos Dandara, Darlan, Denis, Lidiane, Michele, Naiara e Ricardo. 
O professor José, coordenador do grupo de pesquisa, inicia a primeira reunião do corrente ano às 14:30 horas no Instituto Multidisciplinar Nova Iguaçu visando discutir algumas diretrizes para o grupo durante este ano de 2010. 
1) O calendário do grupo.
O primeiro assunto a ser tratado é a questão do dia das reuniões mensais, visto que, estava havendo impossibilidades de alguns integrantes do grupo estarem presentes nas reuniões de quarta-feira, esse ponto foi debatido e esgotado chegando a uma conclusão comum, que o dia seria mudado para toda última terça-feira do mês no horário de 14:00 às 17:00 horas, durante o firmamento desse acordo Darlan, sugere que tenhamos as datas postas para todo o ano letivo, porém com uma reavaliação dessas datas no mês de agosto, sugestão essa aceita pelo grupo que ficou com o seguinte calendário de reuniões: 30/03; 27/04; 25/05; 29/06; 27/07; 31/08/2010; 20/09; 26/10; 30/11; 14/12. Sendo assim ficou definido o calendário de reuniões, no mesmo momento. Por unanimidade, ficou definido também a manutenção da dinâmica do grupo de freqüência obrigatória às reuniões ordinárias.
2) Programação
A professora Mirian sugeriu que programássemos um calendário para apresentação dos resultados dos trabalhos dos orientandos, sugestão aceita pelo grupo que será realizada da seguinte maneira: mês de abril, pesquisa do professor Flávio e de sua orientanda; mês de maio, trabalho de doutorado da professora Suzana e de mestrado de Naiara; mês de junho, pesquisa da profª. Helena e de Darlan; mês de julho, trabalho de doutorado de Carlos, de Márcia e de Francisco; mês de agosto, pesquisa da professora Miriam, Michele, Lidiane e Dandara.
Ainda nesse ponto de pauta, o professor José ressaltou sobre a comemoração dos 04 anos do GTPS, que ocorrerá no mês de junho e propôs uma confraternização com os membros do grupo. Todos acharam interessante e ficou em aberto o tipo de atividade que seria feita, será definido posteriormente. Além da confraternização, a professora Miriam sugeriu que realizássemos um evento acadêmico para comemorarmos essa data especial. Jose corrobora a sugestão, dando a idéia de ser feito um Workshop. Todos concordaram e ficou de ser definido posteriormente a organização do evento.
3) Produtividade do grupo.
Foi discutida com bastante ênfase a questão da produtividade dos membros do GTPS. Ficou acordado que todos os membros deverão apresentar relatórios de pesquisa. Os bolsistas devem apresentar os relatórios semestrais e anuais. Os pesquisadores devem apresentar relatórios anuais e finais de projetos de pesquisa. Os mestrando e doutorandos devem apresentar relatórios anuais apenas do trabalho investigativo. Estes relatórios devem ser arquivados na pasta do membro do GTPS e deverá ser apresentado oportunamente em reunião, de acordo com a programação. É conveniente também que o mesmo relatório fique disponível on-line, no site do GTPS yahoo grupos.
4) Publicação.
Discutiu-se sobre os bolsistas apresentarem e publicarem trabalhos em jornadas científicas, principalmente a JIC/UFRRJ e a JIC da baixada fluminense. Foi sugerido pelo professor José o envio de trabalhos pelos bolsistas com os respectivos resumos mesmo que a apresentação do trabalho não seja possível. O professor José ressalta que os relatórios sejam bem produzidos com conteúdos densos que proporcione posteriormente a publicação dos mesmos em livros. A professora Mirian relata a questão da publicação do CD com os anais dos bolsistas e se prontificou a realizar esta tarefa.       
5) Eventos.
Em pauta foram levantados alguns eventos pertinentes ao grupo durante este ano, cabe ressaltar aqui o Simpósio e Mesa Redonda que será realizado na UERJ, evento sugerido pela professora Miriam, que acredita ser uma ótima oportunidade de divulgar os trabalhos do grupo de pesquisa. A mesma irá gerenciar os procedimentos para a participação nesse evento.
7º Seminário de Trabalho, em Marília, evento de grande porte com caráter internacional sugerido pelo professor José, que solicitou o envio de resumos para participação do mesmo.
Congresso em Bueno Aires, evento este ainda a ser definido.
 Às 16:20 horas realizamos um intervalo para parabenizar e confraternizar com aos aniversariantes do mês. Mirian fez aniversário dia 14/03/2010.
  Às 16:35 retomamos a reunião para então discutirmos as questões sugeridas pelo professor Flávio em relação ao grupo de estudo. Ficou acordado que fica a critério de cada membro participar ou não. A professora Miriam sugere que sejam selecionados didaticamente os textos a serem trabalhados no grupo. O professor José indica que as reuniões ocorram quinze dias após a reunião do GTPS, a partir da próxima reunião, o que significa agendar para o dia 13/04 e assim sucessivamente. O texto definido para estudo foi o texto do Brigton Labour Group disponível no site do yahoo grupos e na pasta do professor Flávio.