sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Título: "A Evasão Escolar no Curso de Técnico Agrícola na modalidade de EJA da EAF Rio do Sul/SC."

Autor: MARCONATTO, Lauri João.

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.

Data da Defesa: 18/12/2009

Banca Examinadora:
Dr. José dos Santos Souza (Orientador) - UFRRJ
Drª. Sandra Regina Sales - UFRRJ
Drª. Jaqueline Pereira Ventura - UFF

Resumo: O Decreto no 5.478/2005 instituiu no âmbito das Instituições Federais de Educação (IFE’s) o Programa de profissionalisação na modalidade de EJA que alterado pelo decreto no 5.840/2006 que define como Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).  Este Programa traz para as IFE’s um novo desafio, que é atender uma parcela da população que não obteve oportunidade de educação básica de nível médio e educação profissional na idade regular. A Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul (EAFRS) imediatamente acatou a criação do PROEJA e já em 2005 deu início à elaboração do Projeto Pedagógico do Curso. Optou-se por implantar o curso nos moldes da Pedagogia da Alternância, articulado com o ensino médio de forma integrada. Foram disponibilizadas 25 vagas, ocorreram 38 inscrições para o ingresso, apenas 27 realizaram a entrevista e foi oportunizada e realizada a matrícula aos 27. No segundo semestre, apenas 15 alunos retornaram para a escola sendo que dois destes mudaram para o curso subsequente, por outro lado, 12 se evadiram. Com o objetivo de investigar as causas da evasão escolar desses alunos, foi usada na investigação, a análise da literatura sobre, Políticas de Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos, bem como de pesquisas sobre Evasão Escolar, ainda a análise de documentos oficiais, projeto pedagógico do curso, registros escolares, relatórios e atas de reuniões da EAFRS. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário, aos alunos matriculados no curso que evadiram e outro aos que permaneceram. A pesquisa indicou que no Curso Técnico Agrícola da EAFRS, oferecido na modalidade de EJA, a grande marioria dos alunos trabalha e possui renda familiar de até quatro salários mínimos e são filhos de pais com baixa escolaridade. Apontou ainda que 36% dos alunos evadiram devido à dificuldade em conciliar horário do estudo com o trabalho, 46% evadiram por precisar ou desejar trabalhar, para a sua subsistência ou para manter o padrão de vida dele e da família e 18% por não se adaptarem a escola. Desta forma foi determinante para evasão a forma de oferta do curso, horário diurno e modo de alternância, bem como a exclusão de outros já no processo seletivo, de froma que para constituir uma segunda turma não houve candidatos. Assim a formação nesta modalidade para atender aquele que já constituiu família e trabalha, deveria ser ofertada na comunidade do aluno, em dias alternados ou a noite.

Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos – Ensino Técnico –Profissionalização Agrícola – PROEJA – Evasão Escolar.