quarta-feira, 14 de julho de 2021

MESTRANDO VINCULADO AO GTPS SUBMETE À EXAME DE QUALIFICAÇÃO PESQUISA SOBRE ELEIÇÃO DE DIRETORES(AS) ESCOLARES EM DUQUE DE CAXIAS/RJ

Marcelo Ramos dos Santos


EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO


Título: "Contradições do Processo de Escolha de Diretores Escolares na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ)”




Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
                    Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
                    Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)
                    Linha de Pesquisa: "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais"


Data: 03/08/2021
Hora: 14:00
Local: por webconferência, transmissão ao vivo: 
https://eduplay.rnp.br/portal/videolive/139777 

Banca Examinadora:
  • Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
  • Prof. Dr. Rodrigo Coutinho Andrade – UFRRJ
  • Profª. Drª. Vera Lúcia Jacob Chaves – UFPA


Resumo: A Constituição Federal de 1988 instaurou o princípio democrático em manifestação contrária ao regime de ditadura militar de características ostensivamente repressivas e antidemocráticas ocorrido entre 1964 e 1985. No campo da Educação também avançou ao instituir o princípio da gestão democrática, considerado marco legal no sentido de valorização do poder local por conceder aos municípios a autonomia para formulação e regulamentação de suas políticas educacionais. No entanto, esse mesmo processo consubstanciou uma movimentação por parte da burguesia no sentido de reorientar a administração do Estado, tendo como referência os princípios da “Nova Gestão Pública”. A ideia de gestão democrática passou a ser ressignificada. Enquanto para o movimento dos trabalhadores da educação significava a comunidade escolar ter autonomia para definir os rumos do seu projeto educativo e de administração da escola, para o ideário de “Nova Gestão Pública”, institui-se em um movimento para seguir orientações de um sistema administrativo centralizado pelo governo, com objetivos e metas definidos heteronomamente, com sofisticado controle sobre o trabalho e a produção escolar por meio de tecnologias de informática. Nesta perspectiva, elegemos como objeto de análise o processo de escolha de diretores escolares na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ (RMEDC). O objetivo é analisar as contradições do processo de implantação da consulta à comunidade para escolha de diretores das escolas da RMEDC. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise  qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo levantamento, embora também se utilize de análise de fontes primárias e secundárias, cuja
 referência teórica e metodológica é o materialismo histórico e dialético. Espera-se que ao final da pesquisa seja possível compreender como as contradições de implantação da consulta à comunidade para escolha de diretores interferem sobre a gestão escolar daquela rede de ensino materializam. Além disto, espera-se também compreender em que aspecto a experiência da RMEDC expressa a totalidade da gestão educacional em uma sociedade de classes.