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| Thays Marcelino |
EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO
Título:"Determinantes sócio-históricos da origem e desenvolvimento das Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJs)"
Doutoranda: Thays de Oliveira Marcelino
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)
Linha de Pesquisa: "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais"
Data: 07/10/2025
Hora: 14:00
Local: Instituto Multidisciplinar, UFRRJ
Campus Nova Iguaçu, Sala 205, Módulo Biblioteca
Link: Clique aqui para acessar
Banca Examinadora:
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)
Linha de Pesquisa: "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais"
Data: 07/10/2025
Hora: 14:00
Local: Instituto Multidisciplinar, UFRRJ
Campus Nova Iguaçu, Sala 205, Módulo Biblioteca
Link: Clique aqui para acessar
Banca Examinadora:
- Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
- Prof. Drª. Deise Mancebo – UERJ
- Prof. Dr. Bruno de Oliveira Figueiredo – UNIR
Resumo: Este projeto trata dos elementos sócio-históricos determinantes da implantação e desenvolvimento das Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJs) como ação governamental para ampliar e diversificar a oferta de Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs). A política de expansão e diversificação dos CSTs no Brasil é resultado das ações empresariais para reestruturar os processos de trabalho e de produção. Essa reestruturação tem demandado formação de trabalhadores de novo tipo, sob a perspectiva pragmática, imediatista e interessada de formação humana renovada, de acordo com o modelo de desenvolvimento enxuto e flexível do capital. A partir desse contexto, emerge a hipótese de que esse tipo de formação superior, com carga horária reduzida e currículo enxuto e flexível, mais adaptado às demandas do mercado, é uma forma renovada de limitar o acesso da classe trabalhadora ao conhecimento científico e tecnológico a apenas ao que é necessário para a valorização do capital, impondo limites para que a classe trabalhadora tenha acesso a uma formação omnilateral, numa perspectiva politécnica, capaz de garantir-lhes organicidade de pensamento, para além da dicotomia entre teoria e prática, entre trabalho e educação, entre ciência e vida. Para a verificação dessa hipótese, elege-se como objeto de análise as ações do governo do estado do Rio de Janeiro para estruturar a rede de educação profissional e tecnológica e, dentro dela, um conjunto de FAETERJs.Essas ações governamentais decorrem da estratégia de indução do Governo Federal para comprometer os governos dos estados da federação com os objetivos e metas da política de ampliação e diversificação da Educação Profissional e Tecnológica do país. Nesse intento, contou-se com financiamento do Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP), instituído em parceria com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão do Banco Mundial. O objetivo da pesquisa é analisar as contradições do processo de implantação e desenvolvimento das FAETERJs, seus limites e possibilidades na formação de tecnólogos para o estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise referenciada no materialismo histórico-dialético, cujos objetivos lhe conferem características de uma análise explicativa, que para a coleta de dados se utiliza de análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias, bem como de análise de depoimentos de sujeitos envolvidos na gestão da FAETEC e, mais especificamente, das FAETERJs. Espera-se, como resultado, a compreensão da natureza do movimento político e ideológico que orientou a implantação e desenvolvimento de nova FAETERJs no estado do Rio de Janeiro e qual o impacto dessa iniciativa na política de ampliação e diversificação da educação profissional e tecnológica do país, seja no aspecto objetivo quanto subjetivo.

