EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
Título: "O papel da FAETEC na política de ampliação e diversificação da educação profissional e tecnológica no estado do Rio de Janeiro"
Mestranda: Jeanne Emilia Coutinho 
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)
Linha de Pesquisa: "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais"
Data: 29/08/2025
Hora: 14:00
Local: Instituto Multidisciplinar, UFRRJ
Campus Nova Iguaçu, Sala 205, Módulo Biblioteca
Link: Clique aqui para acessar
Banca Examinadora:
- Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
- Prof. Dr. Rodrigo Coutinho Andrade – UFRRJ
- Prof. Dr. Bruno de Oliveira Figueiredo – UNIR
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Jeanne Emília Coutinho |
Resumo: a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) é o órgão gestor da Rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/RJ). Nessa condição, a FAETEC é a principal responsável pela ampliação e diversificação da oferta de vagas na educação profissional e tecnológica em instituições públicas de ensino no estado, por meio de centros vocacionais tecnológicos, de escolas técnicas de nível médio, de institutos de educação e de instituições de ensino superior de tecnologia. As Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJs) ofertam Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) em diversos Eixos Tecnológicos e sua pretensão é atender a demandas de formação de tecnólogos capazes de acompanhar as mudanças e exigências do mercado nas diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. Frente a esta realidade, elegemos como objeto de análise a atuação da FAETEC na política do estado do Rio de Janeiro para a ampliação e diversificação da oferta de CSTs pelas FAETERJs em determinadas regiões do estado. Para a análise, estabelecemos como referência empírica a experiência da FAETERJ do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Nosso objetivo é explicar os determinantes sociopolíticos da ação da FAETEC e em que aspecto esta iniciativa materializa a política nacional de educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma pesquisa básica, com abordagem referenciada no materialismo histórico-dialético, com finalidade explicativa, cujos procedimentos técnicos a vinculam à categoria de pesquisa documental. Como resultado parcial, destacamos que a política de ampliação e diversificação da oferta de educação profissional tecnológica implementada a partir da gestão da FAETEC se orienta pela perspectiva pragmática, imediatista e interessada de formação humana. Além disto, reproduz a dinâmica de formação enxuta e flexível para ampla parcela da população, enquanto outros segmentos privilegiados da sociedade seguem itinerários formativos mais sólidos. Desta forma, essa política ratifica a velha dualidade do ensino que antes era restrita à Educação Básica, mas que agora alcança também o ensino superior.