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Rhennan Lázaro de Paulo Lima |
Doutoranda: Rhennan Lázaro de Paulo Lima
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)
Linha de Pesquisa: "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais"
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)
Linha de Pesquisa: "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais"
Data: 22/07/2025
Hora: 14:00
Local: Instituto Multidisciplinar, UFRRJ
Campus Nova Iguaçu, Sala 205, Módulo Biblioteca
Link: Clique aqui para acessar
Banca Examinadora:
Resumo: o projeto de doutorado tem como objetivo analisar as implicações políticas e pedagógicas da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). A pesquisa parte da premissa constitucional de que essas três dimensões são indissociáveis no ensino superior público, buscando compreender como esse princípio é efetivado na prática institucional. Enquanto docente do IF Goiano, utiliza-se da própria experiência profissional para investigar os desafios e as potencialidades da articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação acadêmica e na atuação social da instituição. A análise referencia-se no método materialista histórico-dialético e se desenvolverá por meio de análise documental e de levantamento. Entre os principais desafios identificados estão: a falta de infraestrutura, a sobrecarga docente, a escassez de recursos, a ausência de cultura institucional integrada, e as limitações impostas pelos próprios regulamentos internos da instituição. Além disso, a pesquisa aborda a curricularização da extensão e a evolução do conceito de indissociabilidade nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IF Goiano desde sua criação, em 2008. O estudo se propõe a refletir sobre práticas institucionais mais integradas e críticas que promovam a formação cidadã e o desenvolvimento social, de modo a ressaltar a necessidade de políticas públicas mais efetivas para garantir a integração real das três dimensões na educação superior pública brasileira, especialmente na educação profissional tecnológica.
- Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
- Prof. Dr. Bruno de Oliveira Figueiredo – UNIR
- Profª. Drª. Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão – UERJ
Resumo: o projeto de doutorado tem como objetivo analisar as implicações políticas e pedagógicas da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). A pesquisa parte da premissa constitucional de que essas três dimensões são indissociáveis no ensino superior público, buscando compreender como esse princípio é efetivado na prática institucional. Enquanto docente do IF Goiano, utiliza-se da própria experiência profissional para investigar os desafios e as potencialidades da articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação acadêmica e na atuação social da instituição. A análise referencia-se no método materialista histórico-dialético e se desenvolverá por meio de análise documental e de levantamento. Entre os principais desafios identificados estão: a falta de infraestrutura, a sobrecarga docente, a escassez de recursos, a ausência de cultura institucional integrada, e as limitações impostas pelos próprios regulamentos internos da instituição. Além disso, a pesquisa aborda a curricularização da extensão e a evolução do conceito de indissociabilidade nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IF Goiano desde sua criação, em 2008. O estudo se propõe a refletir sobre práticas institucionais mais integradas e críticas que promovam a formação cidadã e o desenvolvimento social, de modo a ressaltar a necessidade de políticas públicas mais efetivas para garantir a integração real das três dimensões na educação superior pública brasileira, especialmente na educação profissional tecnológica.