quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

EX-BOLSISTA PIBIC/CNPq VINCULADA AO GTPS CONCLUI MONOGRAFIA SOBRE FORMAÇÃO PRECÁRIA PARA UM FUTURO INCERTO

Caroline Santos de Andrade Alves

 

DEFESA DE MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO

 

Título: " Formação Precária para um Futuro Incerto: fundamentos sócio-históricos da política de Educação Profissional Tecnológica Brasileira"

 

Graduanda: Caroline Santos de Andrade Alves 


Instituição: Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 

Data: 19/12/2024

Hora: 16:00

Local:  Videoconferência. Link da videochamada:  https://meet.google.com/dmm-kqsf-ctj


Banca Examinadora:

  • Prof. Dr. José dos Santos Souza – UFRRJ (Orientador)
  • Profª. Ms. Viviana da Silva Gmach Souza – PPGEduc/UFRRJ, SMEDC/RJ
  • Prof. Ms. Marcelo Ramos dos Santos – PPGEduc/UFRRJ, SMEDC/RJ

 

RESUMO: a monografia consiste em resultados de uma  pesquisa referenciada no materialismo histórico-dialético. Seu objetivo é ampliar conhecimentos que possibilitem a compreensão da relação existente entre a Educação Superior Tecnológica e a ascensão do Precariado. A análise parte de fundamentos sócio-históricos que permeiam a política de ampliação e diversificação da oferta de ensino superior cujos Cursos Superiores de Tecnologia são sua principal frente. O problema investigado consiste no questionamento acerca dos mecanismos que tornam a educação superior tecnológica palco para uma a formação precária dos indivíduos, contribuindo para a ascensão do precariado na realidade brasileira em um contexto marcado por mudanças substantivas no mercado de trabalho e impactos na inserção no mercado e na trajetória profissional dos egressos do ensino superior. Tomamos como objeto de análise a literatura da área de educação e ciências sociais acerca do tema. Este trabalho nos proporcionou concluir que a formação oferecida no atual contexto brasileiro não é um problema isolado, mas é reflexo de um modelo socioeconômico que privilegia a acumulação de capital em detrimento do desenvolvimento humano. Neste aspecto, fornece educação superior enxuta e flexível, na maioria das vezes precarizada e incapaz de cumprir sua promessa de empregabilidade, sem nenhuma garantia de futuro para a classe trabalhadora jovem, pobre e residente nas periferias urbanas.