domingo, 19 de fevereiro de 2017

ESTUDANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA VINCULADA AO GTPS CONCLUI MONOGRAFIA SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Valdete de Lima Filgueiras

DEFESA DE MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO


Título: "Estágio Supervisionado na Formação do Técnico de nível médio"

Autora: Valdete de Lima Filgueiras

Instituição: Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

Data: 21/02//2017
Hora: às 17h
Local: UFRRJ – Instituto Multidisciplinar
          Sala 210, Módulo Multimídia 
          Campus Nova Iguaçu
          Rua Savero José Bruno, S/Nº
          Moquetá – Nova Iguaçu – RJ


Banca Examinadora:
Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
Prof. Ms. Thiago de Jesus Esteves – IFRJ
Profª. Ms. Célia Cristina Pereira da Silva Veiga – PPGEduc


Resumo:
No decorrer das últimas décadas, ocorreram mudanças no trabalho e na produção, dando origem a muitos conflitos de classe, trazendo alterações na educação profissional, atingindo, assim, o estágio supervisionado. Dessa forma, o trabalhador ficou delimitado no que tange a formação para o trabalho, pois as reformulações na educação visam adequar o empregado às demandas competitivas e produtivas das empresas. Este estudo aborda a questão da atividade de estágio supervisionado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), levando em consideração a posição da sociedade quanto ao estágio supervisionado. A escolha do tema resultou nas discussões e experiências vividas no Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) do Instituto Multidisciplinar na Universidade do Rio de Janeiro, que possui uma pesquisa mais abrangente intitulada "Mediações entre a Escola e o Mundo do Trabalho na formação de técnicos de nível médio", no qual este presente estudo está vinculado. Tomando como base a Lei 11.788/2008, e os documentos e procedimentos que regulam o estágio, esclarecendo a maneira pela qual essa atividade se desenvolve e suas relações com a precarização do trabalho. O objetivo da pesquisa é analisar a atividade de estágio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), na condição de instituição concedente, para a realização de estágio supervisionado demonstrando as necessidades/dificuldades dos estagiários para efetivar sua prática. Essa é uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter descritivo, que utiliza de procedimentos metodológicos específico de uma pesquisa documental. A análise do estudo mostra que a atividade de estágio supervisionado na presente instituição, por vezes, não cumpre seu papel formativo, demonstrando algumas brechas diante da proposta pedagógica do curso na falta de articulação, supervalorizando a prática em detrimento da teoria. Notamos como a atividade do estágio supervisionado reflete nas mudanças que ocorrem no mundo do trabalho, agravando sua precarização, levando essa atividade a ser aplicada como meio de exploração da força de trabalho, reconfigurando o sistema escolar com propostas de reforma no ensino, coadunando com novas formas de dominação da classe trabalhadora geradas pelo sistema capitalista.