Valdete de Lima Filgueiras |
DEFESA DE MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO
Título: "Estágio Supervisionado na Formação do Técnico de nível médio"
Autora: Valdete de Lima Filgueiras
Instituição: Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Data: 21/02//2017
Hora: às 17h
Local: UFRRJ – Instituto Multidisciplinar
Sala 210, Módulo Multimídia
Campus Nova Iguaçu
Rua Savero José Bruno, S/Nº
Moquetá – Nova Iguaçu – RJ
Banca Examinadora:
Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
Prof. Ms. Thiago de Jesus Esteves – IFRJ
Profª. Ms. Célia Cristina Pereira da Silva Veiga – PPGEduc
Resumo:
No decorrer das últimas décadas, ocorreram mudanças no trabalho e na
produção, dando origem a muitos conflitos de classe, trazendo alterações na
educação profissional, atingindo, assim, o estágio supervisionado. Dessa forma,
o trabalhador ficou delimitado no que tange a formação para o trabalho, pois as
reformulações na educação visam adequar o empregado às demandas competitivas e
produtivas das empresas. Este estudo aborda a questão da
atividade de estágio supervisionado no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), levando em consideração a posição da sociedade quanto ao
estágio supervisionado. A escolha do tema resultou nas discussões
e experiências vividas no Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Política e
Sociedade (GTPS) do Instituto Multidisciplinar na Universidade do Rio de
Janeiro, que possui
uma pesquisa mais abrangente intitulada "Mediações entre a
Escola e o Mundo do Trabalho na formação de técnicos de nível médio", no qual
este presente estudo está vinculado. Tomando como base a Lei 11.788/2008, e os
documentos e procedimentos que regulam o estágio, esclarecendo a maneira pela
qual essa atividade se desenvolve e suas relações com a precarização do trabalho. O objetivo da pesquisa é analisar a atividade
de estágio no Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), na
condição de instituição concedente, para a realização de estágio supervisionado
demonstrando as necessidades/dificuldades dos estagiários
para efetivar sua prática. Essa é uma pesquisa básica, de
análise qualitativa, de caráter descritivo, que utiliza de procedimentos
metodológicos específico de uma pesquisa documental. A análise do estudo mostra que a atividade de estágio
supervisionado na presente instituição, por vezes, não cumpre seu papel
formativo, demonstrando algumas brechas diante da proposta pedagógica do curso
na falta de articulação, supervalorizando a prática em detrimento da teoria. Notamos como a atividade do estágio supervisionado
reflete nas mudanças que ocorrem no mundo do trabalho, agravando sua precarização,
levando essa atividade a ser aplicada como meio de exploração da força de trabalho,
reconfigurando o sistema escolar com propostas de reforma no ensino, coadunando com novas formas de dominação da classe trabalhadora geradas pelo sistema
capitalista.