quarta-feira, 8 de junho de 2016

ALUNO DO CURSO DE PEDAGOGIA DEFENDE MONOGRAFIA SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LITERATURA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Rodrigo Araújo Assis

DEFESA DE MONOGRAFIA


Título: "O estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio na literatura da área de educação"

Autor: Rodrigo de Araújo Assis

Instituição: UFRRJ - Instituto Multidisciplinar - Colegiado do Curso de Pedagogia

Data: 09/06/2016
Hora: às 14h
Local: UFRRJ - Instituto Multidisciplinar
          Sala 210 - Módulo Multimídia
          Campus Nova Iguaçu
          Av. Governador Roberto Silveira, S/Nº
          Moquetá - Nova Iguaçu - RJ

Banca Examinadora:
Prof. Dr. José dos Santos Souza - Orientador (UFRRJ)
Prof. Ms. Rodrigo Coutinho Andrade (UFRRJ)
PRof. Ms. Bruno de Oliveira Figueiredo (FAETEC)

RESUMO:
Observando o Ensino Técnico de nível médio, é notória a relevância da realização de Estágio Supervisionado nesta modalidade e a articulação da teoria na prática, pois o ensino técnico irá englobar diversos contrassensos sobre seus objetivos de formação, isso nos leva a questionar sobre as práticas de estágio, como é realizada, bem como a dialética entre teoria e prática nos cursos Técnicos, em suas diversas modalidades, e sobre como tem se dado esta atividade na realidade. Este trabalho tem como objeto de estudo as produções acadêmicas, da área de educação, voltadas para o estágio supervisionado no ensino técnico de nível médio. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre as produções acadêmicas pertinentes à atividade de estágio supervisionado no ensino técnico de nível médio, sobre a realização desse tipo de atividade e sobre seus fundamentos teóricos. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter descritivo, que se enquadra na categoria de uma pesquisa bibliográfica. Verificamos que nas cinco bases consultadas, foram encontradas apenas nove produções acadêmicas voltadas para as demandas de Estágio no ensino técnico de nível médio, sendo sua grande maioria teses e dissertações. A partir das análises dessas produções, podemos afirmar, pouco se tem produzido sobre o assunto e o que se tem é muito restrito e não leva em consideração especificidades da temática em relação formação social do técnico de nível médio. Além disto, a contradição ideológica que norteia as atividades de estágio se firmam na dualidade emanada da necessidade de formar força de trabalho necessária à produtividade e competitividade das empresas, de um lado, e formar o cidadão para a vida em sociedade, numa perspectiva crítica e cônscia de seus direitos, de outro. Tal dualidade se configura como uma disputa de concepções de mundo distintas e conflitantes. Concluímos que o estágio supervisionado na formação do técnico de nível médio, além de ser pouco abordado pelos teóricos da educação, constitui-se campo de disputa de hegemonia entre concepções pedagógicas distintas, uma da ótica do capital e outra da ótica da organização e luta dos trabalhadores por acesso ao conhecimento, ao trabalho e à vida cidadã com dignidade.