sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

LÍDER DO GTPS LANÇA 2ª EDIÇÃO DE LIVRO SOBRE SINDICALISMO BRASILEIRO

Título: O Sindicalismo brasileiro e a qualificação do trabalhador
Editora: Práxis / Canal 6
Idioma: Português
Edição: 2ª Edição
Ano: 2015
País: Brasil
ISBN: 978-85-7917-352-3
Nº de Páginas.: 198


     Nas últimas décadas, a propagação de uma nova cultura do trabalho e da produção, articulada à redefinição da relação entre o Estado e a sociedade civil, trouxe consigo o surgimento de novas demandas de formação de competências sociais e profissionais da classe trabalhadora. No caso brasileiro, para atender tais demandas, o empresariado e o Estado buscaram a adesão da classe trabalhadora ao seu projeto de universalização da educação básica e de ampliação das oportunidades de educação profissional. Para este fim, foi implementada uma nova institucionalidade para a formação/qualificação profissional capaz de acionar o consentimento ativo dos trabalhadores por meio da gestão tripartite e paritária dos fundos públicos. Desse modo, a política de formação/qualificação profissional constitui-se não apenas em campo estratégico para o aumento da produtividade e competitividade das empresas, mas também em campo de disputa de hegemonia.
     É a partir dessa problemática que o autor analisa a ação da CUT, da Força Sindical, da CGT e da SDS no campo da política de formação/qualificação profissional. Com base em uma análise rica e profunda, pautada em documentos produzidos pelo próprio movimento sindical, o livro apresenta evidências de que ocorreu não apenas uma espécie de conformação, mas o consentimento ativo do sindicalismo brasileiro às ações do empresariado e do governo no campo da política de formação/qualificação profissional.
     Autor do Livro "Trabalho, Educação e Sindicalismo no Brasil", publicado pela Editora Autores Associados; organizador da coletânea "Trabalho, Educação e Políticas Públicas", publicada pela 7 Letras, além de diversos artigos e capítulos de livro, José dos Santos Souza possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998), doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Pós-Doutorado em Ciências Sociais na Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professor de Economia Política da Educação e de Política Educacional do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde ministra a disciplinas Economia Política da Educação e Política Educacional; coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ; lidera o Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) e suas principais área de atuação são: trabalho e educação, educação profissional e gestão educacional. Também é bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.


Sumário
Introdução

Capítulo 1
A crise do capital e a busca de uma nova regularidade para a produção social da vida material

Capítulo 2
A construção de uma nova cultura do trabalho e da produção – ou a conformação psicofísica do trabalhador

Capítulo 3
A reconfiguração dos mecanismos de mediação do conflito de classe – ou a Conformação Ético-Política do Trabalhador

Capítulo 4
Efeitos da reconfiguração da (re)produção social da vida material na qualificação do trabalhador

Capítulo 5
A construção do consentimento ativo dos trabalhadores ao projeto neoliberal para a formação e qualificação profissional

Considerações finais

Referências bibliográficas