sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

GTPS RETOMA ESTUDOS SOBRE FILOSOFIA DA PRÁXIS

Pesquisadores buscam na filosofia da práxis os fundamentos para a análise das práticas pedagógicas


   No dia 11/03/2014 o grupo de estudos do GTPS retoma suas atividades regulares, com encontros mensais, sempre às segundas terças-feiras de cada mês, das 14 às 17 horas. Durante esse primeiro semestre, o tema de estudo é: "Filosofia da práxis e suas implicações no pensamento pedagógico". Consta do programa de estudos textos de Marx e Engels, de Gramsci e de Sánchez-Vásquez.
   Apesar das dificuldades do calendário acadêmico, com o fim do II semestre de 2013 ainda em fevereiro de 2014 e início do I semestre de 2014 no final de março, o Coordenador do GTPS, Prof. José dos Santos Souza, vem tentando garantir a regularidade de suas atividades nesse ano. Nesse intento, a retomada dos encontros de estudos e das reuniões ordinárias do Grupo é fundamental, justamente por propiciar a manutenção da dinâmica que o GTPS vem implementando desde sua fundação, há sete anos.
   Os encontros de estudos, de caráter facultativo, com regularidade mensal, visam o
aprofundamento teórico dos pesquisadores e versam sobre temas emergentes do desenvolvimento dos inúmeros projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos vinculados ao Grupo. Já as reuniões ordinárias, de caráter obrigatório, também de regularidade mensal, são momentos de articulação entre os membros das três linhas de pesquisa que compõem o Grupo, onde todos os membros participam com direito a voz e voto. Nas reuniões ordinárias ocorre a socialização das investigações em andamento no grupo, decidem-se sobre entrada de novos membros, organizam-se atividades do grupo, avaliam-se atividades realizadas e decidem-se também quaisquer outros assuntos que digam respeito ao coletivo do GTPS.
   Atipicamente, os encontros de estudos terão início antes mesmo das reuniões ordinárias. Isso se deve à especificidade do calendário acadêmico. Como no final de 2013 o coletivo do GTPS havia destacado a relevância desses encontros, a Coordenação entendeu como mais apropriado que eles tivessem início já em março desse ano e não em abril, como seria de praxe, uma vez que costumam realizar esses encontros sempre 15 dias após às reuniões ordinárias.
   O tema de estudo proposto para esse primeiro semestre é fruto das reflexões emanadas do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa "Mediações entre a escola e o mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio" coordenado pelo Prof. José dos Santos Souza. A partir da análise de depoimentos de docentes que atuam em instituições de
ensino componentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, os componentes da equipe executora desse projeto perceberam certa visão que supervaloriza a prática em detrimento da teoria, o que confere às atividades de estágio um sentido que pode não ser tão benéfico para a formação dos trabalhadores. Esses investigadores, então, estão preocupados em entender que alternativa existiria a essa compreensão. Existiria afinal alguma concepção da relação entre teoria e prática que pudesse se contrapor a essa visão predominante entre os docentes? O estudo acerca da filosofia da práxis emerge dessa questão.
   Como Programa de estudo, o grupo definiu um conjunto de textos de alguns dos autores que deram corpo teórico à filosofia da práxis. Assim, os estudos transitarão por Marx e Engels, pensadores que fundaram tal teoria, superando Hegel; por Antônio Gramsci, especialmente quando se utiliza desta teoria para abordar a política e o Estado moderno; Sánchez-Vásquez, pela valorosa sistematização teórica onde explicita os fundamentos filosóficos dessa teoria; e Karel Kosik, pela contribuição que oferece para a aplicação dessa teoria no pensamento científico.
   Os encontros de estudos acontecem mensalmente e são abertos à participação de
pessoas não vinculadas ao GTPS, desde que solicitem autorização prévia à Coordenação com ao menos uma semana de antecedência, e que se comprometam a ler os textos necessários para a discussão a tempo para o encontro. Eles sempre ocorrem na 2ª terça-feira de cada mês, das 14 às 17h, no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, em Nova Iguaçu (RJ). Nesse primeiro encontro de estudos que ocorrerá em 11/03/2014, será discutido parte do livro "Filosofia da Práxis" de Adolfo Sánchez-Vásquez. 

   Se você não é membro do GTPS e deseja participar, clique aqui para enviar mensagem de solicitação de autorização. Basta mencionar no título da mensagem a frase "Grupos de Estudos" e, no corpo da mensagem, informar nome completo, telefone, vínculo institucional (se houver), nível de formação e o motivo que o leva a querer participar do estudo.