segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Pesquisadora do GTPS Investiga Atividade de Estágio de Alunos de Cursos Técnicos de Nível Médio em Escola Estadual da Periferia do Rio de Janeiro

Vivian Souza dos Santos
DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Título: "Concepções e práticas de estágio curricular na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek: um ato educativo ou um mecanismo de precarização do trabalho?"

Autora: SANTOS, Vivian Souza dos 


Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, UFRRJ


Data: 08/01/2014
Hora: 09h
Local: PPGEduc/UFRRJ – Instituto Multidisciplinar - Av. Gov. Roberto Silveira, S/Nº - Nova Iguaçu – RJ (Próximo ao Viaduto da Posse) - Sala 310 do Módulo Multimídia


Banca:
Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
Profª. Drª. Célia Regina Otranto – UFRRJ
Profª. Drª. Jussara Marques de Macedo – UFRJ 

Resumo:Diante da crise do capital que se abateu sobre as economias mundiais, a população jovem foi a mais atingida e isto deflagra significativa ampliação das políticas públicas de inclusão de jovens de baixa renda no Brasil, em busca de conformar a população jovem no bojo de profundas mudanças no mundo do trabalho e no cotidiano social promovidas pelo poder público em parceria com o empresariado, com a finalidade de formar trabalhadores de novo tipo para atender as demandas empresariais de aumento da produtividade e da competitividade das empresas, ao mesmo tempo em que busca também conformar parcela significativa de trabalhadores à precariedade da vida numa sociedade de empregos escassos. Uma opção frequentemente acionada pelos jovens são as escolas técnicas federais e estaduais, como por exemplo, as escolas técnicas da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), no estado do Rio de Janeiro. Nesses cursos técnicos de nível médio oferecidos por essas instituições, o estágio supervisionado sempre é considerado um componente curricular obrigatório na formação e certificação dos estudantes. A legislação aponta que o Estágio Curricular é um ato educativo, uma complementação do ensino e da aprendizagem, onde o estagiário pode relacionar teoria e prática, cabendo à escola garantir que ele seja de fato instrumento de aperfeiçoamento técnico-cultural e científico. Entretanto, as escolas técnicas não têm garantido condições para que o real papel do estágio se cumpra. De modo geral, estágio nem sempre tem oferecido aos estudantes oportunidade de relacionar teoria e prática, nem contribuído para o aperfeiçoamento e/ou complementação de sua formação profissional.  Neste caso, o estágio torna-se apenas uma forma de a empresa burlar um contrato de trabalho, uma vez que em muitos casos, o que há é uma relação trabalhista disfarçada como atividade de estágio, caracterizando-se como trabalho precário. Diante desta realidade, elegemos como objeto de estudo o trabalho pedagógico da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek e a forma nele são desenvolvidas as atividades de estágio supervisionado nos cursos técnicos de nível médio. O objetivo da pesquisa é verificar se o estágio curricular na unidade escolar investigada tem cumprido seu papel como ato educativo e instrumento de aperfeiçoamento técnico-cultural e científico, propiciando uma complementação do ensino e da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, de caráter descritivo, que se utiliza de técnicas típicas de um levantamento, são elas: entrevistas e questionários, embora também se utilize de análise de fontes primárias. No desenvolvimento da investigação, verificamos que o Estágio Curricular, na instituição de ensino investigada, nem sempre tem cumprido seu papel como ato educativo, tornando-se um mecanismo de precarização do trabalho. Percebe-se que, para além da complementação da formação profissional do estudante, as empresas estão mais preocupadas em adquirir mão de obra barata, minimamente qualificada e sem custos trabalhistas.


Palavras-Chave: Estágio Curricular; Educação Profissional; Ensino Técnico; Ensino Médio; Política Educacional.