Vivian Souza dos Santos |
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
Título: "Concepções
e práticas de estágio curricular na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek: um ato educativo ou um mecanismo de precarização do trabalho?"
Autora: SANTOS, Vivian Souza dos
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, UFRRJ
Data: 08/01/2014
Hora: 09h
Local: PPGEduc/UFRRJ – Instituto Multidisciplinar - Av. Gov. Roberto Silveira, S/Nº - Nova Iguaçu – RJ (Próximo ao Viaduto da Posse) - Sala 310 do Módulo Multimídia
Banca:
Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
Profª. Drª. Célia Regina Otranto – UFRRJ
Profª. Drª. Jussara Marques de Macedo – UFRJ
Resumo:Diante da
crise do capital que se abateu sobre as economias mundiais, a população jovem
foi a mais atingida e isto deflagra significativa ampliação das políticas
públicas de inclusão de jovens de baixa renda no Brasil, em busca de conformar a população jovem no bojo de profundas mudanças no mundo do trabalho e no cotidiano social promovidas pelo poder público em parceria com o empresariado, com a finalidade de formar trabalhadores de novo tipo para atender as demandas empresariais de aumento da produtividade e da competitividade das empresas, ao mesmo tempo em que busca também conformar parcela significativa de trabalhadores à precariedade da vida numa sociedade de empregos escassos. Uma opção frequentemente acionada pelos jovens são as escolas
técnicas federais e estaduais, como por exemplo, as escolas técnicas da
Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), no estado do Rio de Janeiro. Nesses cursos técnicos de nível médio oferecidos por essas instituições, o estágio supervisionado sempre é considerado um componente curricular obrigatório na formação e certificação dos estudantes.
A legislação aponta que o Estágio Curricular é um ato educativo, uma
complementação do ensino e da aprendizagem, onde o estagiário pode relacionar
teoria e prática, cabendo à escola garantir que ele seja de fato instrumento de
aperfeiçoamento técnico-cultural e científico. Entretanto, as escolas técnicas não têm
garantido condições para que o real papel do estágio se cumpra. De modo geral,
estágio nem sempre tem oferecido aos estudantes oportunidade de relacionar teoria
e prática, nem contribuído para o aperfeiçoamento e/ou complementação de sua
formação profissional. Neste caso, o
estágio torna-se apenas uma forma de a empresa burlar um contrato de trabalho, uma
vez que em muitos casos, o que há é uma relação trabalhista disfarçada como
atividade de estágio, caracterizando-se como trabalho precário. Diante desta realidade, elegemos como objeto de estudo o trabalho pedagógico da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek e a forma nele são desenvolvidas as atividades de estágio supervisionado nos cursos técnicos de nível médio. O objetivo da pesquisa é verificar se o estágio
curricular na unidade escolar investigada tem cumprido seu papel como ato
educativo e instrumento de aperfeiçoamento técnico-cultural e científico,
propiciando uma complementação do ensino e da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, de caráter descritivo, que se utiliza de técnicas típicas de um levantamento, são elas: entrevistas e questionários, embora também se utilize de análise de fontes primárias. No desenvolvimento da investigação, verificamos que o Estágio Curricular, na instituição
de ensino investigada, nem sempre tem cumprido seu papel como ato educativo, tornando-se
um mecanismo de precarização do trabalho. Percebe-se que, para além da complementação
da formação profissional do estudante, as empresas estão mais preocupadas em
adquirir mão de obra barata, minimamente qualificada e sem custos trabalhistas.
Palavras-Chave: Estágio Curricular; Educação Profissional; Ensino Técnico; Ensino
Médio; Política Educacional.