domingo, 1 de setembro de 2013

Pesquisador do GTPS Visita Campus Maracanã do IFMA

José dos Santos Souza
    Ciceroneado pelo Prof. Inaldo Lisboa,  o Prof. José dos Santos Souza, pesquisador do GTPS que coordena o Projeto de Pesquisa "Mediações entre a escola e o mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio", foi recebido no Campus Maracanã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, localizado em São Luís. A convite do Prof. Inaldo Lisboa, a visita ocorreu no dia 23/08/2013, em aproveitamento à estada do pesquisador na cidade, em função de sua participação na VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, realizada na UFMA.
   Apesar de rápida, a visita foi muito proveitosa e possibilitou um bom diálogo com diversos profissionais do Campus Maracanã, além, é claro, de oportunizar conhecer a hospitalidade acolhedora do povo maranhense e sua preocupação em colaborar com aqueles que se dedicam ao estudo da educação profissional.
   Durante a visita, o Prof. Inaldo Lisboa fez questão de mostrar as dependências do Campus Maracanã e de apresentar os professores e técnicos administrativos presentes.
Inaldo Lisboa e José dos Santos Souza
Sempre solícitos, todos foram muito atenciosos e percebia-se a preocupação em tornar conhecido o trabalho ali desenvolvido, com a expectativa de colaborar com a pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo GTPS.
   O ponto alto da visita foi uma entrevista com a Profª. Lucimeire Amorim Castro, Diretora Geral do Campus Maracanã, onde foi abordada a experiência desse campus com o desenvolvimento de atividades de estágio supervisionado. A Profª Lucimeire demonstrou profundo conhecimento das práticas pedagógicas desenvolvidas em sua unidade educacional, bem como clara compreensão da problemática do estágio supervisionado. Sua visão crítica e comprometida com a qualidade de ensino demonstrou a seriedade com que a formação dos técnicos é tratada pelos profissionais daquela unidade educativa e o interesse institucional em se desenvolver cada vez mais no aprimoramento de um trabalho pedagógico capaz de contribuir para o desenvolvimento da Região onde se insere. Nesse sentido, a Diretora Geral do Campus Maracanã fez questão de manifestar interesse pela pesquisa desenvolvida pelo GTPS e indicou a possibilidade de que o tema abordado fosse discutido com os profissionais do Campus Maracanã em outra oportunidade.
José dos Santos Souza e Lucimeire Amorim Castro
   Além da Diretora Geral do Campus, o Prof. José teve oportunidade de conversar com outros profissionais experientes que lhe forneceram informações muito importantes sobre a forma como o Campus Maracanã lida com o estágio supervisionado. Chamou a atenção a forma solícita com que todos receberam o pesquisador do GTPS, disponibilizando informações preciosas e buscando contribuir da melhor forma para esclarecer como o Campus Maracanã desenvolve suas atividades de estágio supervisionado.
   A visita deixou aberto um campo de possibilidades a serem exploradas no futuro. Tudo indica que esse primeiro contato poderá abrir um diálogo bastante promissor para as análises que o GTPS vem desenvolvendo e para futuras parcerias com esse Campus.