quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Concluída Pesquisa Sobre Qualificação de Alfabetizadores no Município de Mesquita(RJ)

Ana Lúcia Gomes de Souza

DEFESA DE DISSERTAÇÃO 

Título: "Formação continuada de alfabetizadores: uma experiência formativa de professores em Mesquita/RJ". 

Autora:  SOUZA, Ana Lucia Gomes de 

Instituição:  Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.


Data da Defesa: 20/02/2013      Horário: 10h      Local: Instituto Multidisciplinar/UFRRJ 

Banca Examinadora: 
Profª Drª. Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos (Orientadora) – UFRRJ
Profª Dra. Célia Frazão Soares Linhares – UFRRJ
Profº Dr. Ivanildo Amaro de Araújo – FEBF/UERJ 

Resumo: 
A formação continuada de professores vem conquistando espaço de destaque nas políticas públicas educacionais brasileiras. Sua história apresenta avanços e retrocessos, porém existe um certo consenso entre pesquisadores de que a Lei 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB) não atendeu às expectativas iniciais nesse quesito, deixando hiatos. Em linhas gerais, as avaliações demonstram que a formação inicial dos professores já não dá conta dos problemas decorrentes de sua prática. Sendo assim, os governos municipais têm buscado formas de aprimoramento profissional de seus professores, a chamada formação continuada, com apoio do Governo Federal. O presente trabalho analisa o Curso de Formação Continuada para Professores Alfabetizadores do município de Mesquita/RJ. Trata-se de uma ação de política pública educacional implementada por seis anos consecutivos, através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Mesquita e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), representada pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (CAp/UERJ), em forma de atividade de extensão. Esse curso é uma reformulação do antigo Programa de Formação de Professores (PROFA), do Ministério da Educação, elaborado em 2001, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2005, já no Governo Lula da Silva, este curso de formação ganhou novas características, mantendo seu principal objetivo: formar professores alfabetizadores. Com o objetivo de analisar os impactos que esta formação trouxe à prática docente dos professores concluintes do curso, bem como seu reflexo na aprendizagem dos alunos, aplicaram-se questionários a trinta e três sujeitos e realizaram-se entrevistas com treze professoras egressas do referido curso, culminando na realização de dois grupos focais. Concluiu-se que o curso atendeu ao seu propósito inicial, sob o ponto de vista dos seus egressos, dos gestores municipais e dos professore formadores, ressaltando principalmente o fato do mesmo conseguir vincular teoria ao cotidiano escolar. Analisou-se que a implementação desta política pública foi uma opção acertada da equipe gestora municipal, entretanto, sinalizou-se alguns aspectos importantes que deixaram de acontecer para o implemento de uma política educacional consistente.


Palavras-Chave: Trabalho Docente; Políticas Públicas; Formação Continuada de Professores, Formação em Serviço.