Ana Lúcia Gomes de Souza |
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
Título: "Formação continuada de alfabetizadores: uma experiência formativa de professores em Mesquita/RJ".Autora: SOUZA, Ana Lucia Gomes de
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Data da Defesa: 20/02/2013 Horário: 10h Local: Instituto Multidisciplinar/UFRRJ
Banca Examinadora:
Profª
Drª. Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos (Orientadora) – UFRRJ
Profª
Dra. Célia Frazão Soares Linhares – UFRRJ
Profº Dr.
Ivanildo Amaro de Araújo – FEBF/UERJ
Resumo:
Resumo:
A formação
continuada de professores vem conquistando espaço de destaque nas políticas
públicas educacionais brasileiras. Sua história apresenta avanços e
retrocessos, porém existe um certo consenso entre pesquisadores de que a Lei
9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB) não atendeu às expectativas iniciais nesse quesito, deixando hiatos. Em
linhas gerais, as avaliações demonstram que a formação inicial dos professores
já não dá conta dos problemas decorrentes de sua prática. Sendo assim, os
governos municipais têm buscado formas de aprimoramento profissional de seus
professores, a chamada formação continuada, com apoio do Governo Federal. O
presente trabalho analisa o Curso de Formação
Continuada para Professores Alfabetizadores do município de Mesquita/RJ. Trata-se de
uma ação de política pública educacional implementada por seis anos consecutivos,
através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Mesquita e a
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), representada pelo Instituto de
Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade Estadual do Rio de
Janeiro (CAp/UERJ), em forma de atividade de extensão. Esse curso é uma reformulação do antigo Programa de Formação de
Professores (PROFA), do Ministério da Educação, elaborado em 2001, durante o Governo
Fernando Henrique Cardoso. Em 2005, já no Governo Lula da Silva, este curso de
formação ganhou novas características, mantendo seu principal objetivo:
formar professores alfabetizadores. Com o objetivo de analisar os impactos que
esta formação trouxe à prática docente dos professores concluintes do curso, bem
como seu reflexo na aprendizagem dos alunos, aplicaram-se questionários a
trinta e três sujeitos e realizaram-se entrevistas com treze professoras
egressas do referido curso, culminando na realização de dois grupos focais.
Concluiu-se que o curso atendeu ao seu propósito inicial, sob o ponto de vista
dos seus egressos, dos gestores municipais e dos professore formadores,
ressaltando principalmente o fato do mesmo conseguir vincular teoria ao
cotidiano escolar. Analisou-se que a implementação desta política pública foi
uma opção acertada da equipe gestora municipal, entretanto, sinalizou-se alguns
aspectos importantes que deixaram de acontecer para o implemento de uma
política educacional consistente.
Palavras-Chave:
Trabalho Docente; Políticas Públicas; Formação Continuada de Professores, Formação
em Serviço.