quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Membro do GTPS apresenta proposta de investigação sobre o impacto de programa de formação continuada de professores alfabetizadores na Rede Municipal de Mesquita/RJ


Ana Lúcia Gomes de Souza

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Título: "Formação Continuada de Professores Alfabetizadores de Mesquita/Rj: entre a teoria e a prática"
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Data do Exame: 21/08/2012

Banca Examinadora: 
Profª Dra. Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos – UFRRJ (orientadora) 
Profª Dra. Célia Linhares – UFRRJ 
Profº Dr. Ivanildo Amaro – FEBF/UERJ
 

RESUMO: A formação continuada de professores vem conquistando espaço de destaque nas políticas públicas educacionais brasileiras. A história demonstra alguns avanços e retrocessos neste aspecto. A própria LDB nº 9394/1996 não atendeu às expectativas iniciais, deixando hiatos. Em linhas gerais, as avaliações oficiais menonstram que a formação inicial dos professores em exercício já não dá conta dos problemas decorrentes de sua prática. Sendo assim, os governos mucnicipais têm buscado oferecer cursos para o aprimoramento profissional dos professores - a chamada formação continuada. O presente trabalho submetido a exame de qualificação analisa o Curso de Formação Continuada para Professores Alfabetizadores do município de Mesquita/RJ como uma política pública educacional implementada por seis anos consecutivos, através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Mesquita e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, representado pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – (CAp-UERJ), via projeto de extensão.  O curso é uma reformulação do antigo Programa de Formação de Professores (PROFA) do Ministério da Educação, implantado em 2001, durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 2005 o curso de formação ganha novas características, contudo o objetivo principal permanece: formar professores alfabetizadores. Temos o objetivo de analisar os impactos que esta formação possa ter trazido à prática docente dos professores concluintes do curso, bem como seu reflexo na aprendizagem dos alunos.


Palavras-Chave: Política Pública; Política Educacional; Formação de Professores; Prática Docente.