Ana Lúcia Gomes de Souza |
EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Título: "Formação Continuada de Professores Alfabetizadores de Mesquita/Rj: entre a teoria e a prática"
Instituição: Programa de
Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas
Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Data do Exame: 21/08/2012
Banca Examinadora:
Banca Examinadora:
Profª
Dra. Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos – UFRRJ (orientadora)
Profª
Dra. Célia Linhares – UFRRJ
Profº
Dr. Ivanildo Amaro – FEBF/UERJ
RESUMO: A
formação continuada de professores vem conquistando espaço de destaque nas
políticas públicas educacionais brasileiras. A história demonstra alguns
avanços e retrocessos neste aspecto. A própria LDB nº 9394/1996 não atendeu às
expectativas iniciais, deixando hiatos. Em linhas gerais, as avaliações
oficiais menonstram que a formação inicial dos professores em exercício já não
dá conta dos problemas decorrentes de sua prática. Sendo assim, os governos
mucnicipais têm buscado oferecer cursos para o aprimoramento profissional dos
professores - a chamada formação continuada. O
presente trabalho submetido a exame de qualificação analisa o
Curso de Formação Continuada para Professores Alfabetizadores do município de
Mesquita/RJ como uma política pública educacional implementada por seis anos
consecutivos, através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de
Mesquita e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, representado pelo Instituto
de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade Estadual do Rio de
Janeiro – (CAp-UERJ), via projeto de extensão.
O curso é uma reformulação do antigo Programa de Formação de
Professores (PROFA) do Ministério da Educação, implantado em 2001, durante o Governo de
Fernando Henrique Cardoso. Em 2005 o curso de formação ganha novas
características, contudo o objetivo principal permanece: formar professores
alfabetizadores. Temos o objetivo de analisar os impactos que esta formação
possa ter trazido à prática docente dos professores concluintes do curso, bem
como seu reflexo na aprendizagem dos alunos.
Palavras-Chave: Política Pública; Política Educacional; Formação de
Professores; Prática Docente.